Já presentes na vida dos brasileiros desde os anos 80, as etiquetas de consumo energético do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) trazem esclarecimentos variados que têm o objetivo de levar segurança e tranquilidade ao consumidor na escolha de itens — mais reconhecidamente, os eletrodomésticos. Na Universidade Federal do Paraná (UFPR) essas etiquetas certificam as edificações mapeadas pelos projetos de eficiência energética desenvolvidos pela instituição com a Companhia Paranaense de Energia (Copel) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) — reunidos no projeto Energi UFPR.
A etiquetagem é um sistema que avalia a eficiência energética com classificação categorizada em cores e letras, que varia de A (verde, mais eficiente) a E (vermelho, menos eficiente). No projeto de eficiência energética desenvolvido na UFPR, foi criada uma etiquetagem para fornecer diretrizes para a melhoria da eficiência em projetos e edificações. A etiquetagem do primeiro prédio autossuficiente em energia elétrica da UFPR, o bloco PL do Departamento de Engenharia Elétrica (Delt), ocorreu no último dia 19.


Os tipos de etiquetas aplicadas nos prédios da UFPR são a etiqueta Envoltória, que está relacionada diretamente com o projeto arquitetônico; a etiqueta de Iluminação, que leva em conta a quantidade de energia gasta para iluminar uma determinada área; a etiqueta do Condicionamento de ar, que indica a eficiência do sistema de condicionamento de ar para identificar se os pré-requisitos de isolamento de tubulações foram atendidos.
Também se desenvolvem Bonificações, que são sistemas “extras” presentes no edifício e que garantem uma maior eficiência energética, com análises complementares às etiquetagens da Envoltória, Iluminação e Condicionamento de ar. O conjunto destas etiquetas parciais resulta na Etiqueta Geral, que é o processo final de etiquetagem de uma edificação, união de todas as etiquetas obtidas em cada parte analisada da edificação.


Ao identificar o consumo e as variáveis que nele interferem, o projeto Energi possibilita a UFPR a compreensão de ações necessárias para economizar energia, de modo prático e eficiente, sem perda de qualidade ou conforto. Conhecimento que dá consistência e segurança na implementação de soluções eficientes.
Sobre a campanha
Parte dos projetos de eficiência energética que reúnem UFPR, Copel, Aneel e Fundação de Apoio (Funpar), a campanha do Energi UFPR busca informar e conscientizar a comunidade acadêmica nos meses de novembro e dezembro. Por meio de notícias neste Portal da UFPR, de postagens nas redes sociais, do Informativo UFPR (via e-mail e celular) e do site próprio do projeto, serão disseminadas informações sobre o uso inteligente de energia, que deve guiar o cotidiano da universidade nos próximos anos.
A campanha busca esclarecer sobre as ações dos projetos, que englobam pesquisas, indicadores energéticos para análises do consumo de energia da universidade, mudanças na infraestrutura — tais como a troca de 56 mil lâmpadas e a entrada em funcionamento da maior usina solar fotovoltaica do Paraná –, e a adoção de práticas sustentáveis. A campanha é coordenada pela Comissão Interna de Conservação de Energia (Cice) da UFPR.
Os projetos de eficiência energética são resultado de editais da Copel e da Aneel que garantiram recursos para iniciativas de pesquisa e desenvolvimento, e demais projetos de eficiência energética na universidade. A estimativa é que a soma de esforços proporcione à UFPR economia de R$ 1,5 milhão por ano com energia.
Veja os temas abordados:
23/11: Lançamento da campanha
30/11: Usina solar
07/12: P&D e PEE
14/12: Etiquetagem
21/12: Iluminação
(Com informações do Energi UFPR)
Leia outras notícias sobre o Energi UFPR aqui
Acesse o site do Energi UFPR neste link