logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro sobre Turismo reúne diversas instituições do setor público e privado

Reunir especialistas de pesquisas e estatísticas do turismo de diversas partes do Brasil e do mundo para debater experiências a respeito de Observatórios de Turismo é o objetivo do Encontro Paranaense de Observatórios de Turismo que aconteceu nesta quinta-feira (11). O evento foi promovido pela UFPR, que abriga o Observatório de Turismo do Paraná, em conjunto com a Fecomércio PR.

Gestores de diferentes Observatórios de Turismo, de entidades públicas e privadas de turismo, órgãos de turismo, pesquisadores, professores e especialistas reuniram-se para discutir formas de funcionamento, gestão e financiamento desses observatórios. O encontro teve a participação de representantes da área na Argentina, Paraguai, Uruguai e Espanha, além de 12 estados brasileiros e observatórios de 15 municípios nacionais. Dentre os especialistas no assunto, estava o professor da UFPR e Coordenador do Observatório de Turismo do Paraná, José Manoel Gândara.

Observatório de Turismo é uma ferramenta para facilitar a gestão do turismo fornecendo dados, pesquisas e informações a respeito do setor. Segundo Gândara, é a primeira vez que se reúnem tantos observatórios no Brasil. “Esse é um aspecto bastante importante destacado pelo Ministério do Turismo e pela iniciativa privada. Outro aspecto importante é discutirmos a experiência de Buenos Aires, e das comunidades espanholas Valenciana e de Andaluzia, que têm exemplos de observatórios que se agregam com centros de inovação tecnológica para aplicar seus conhecimentos no intuito do desenvolvimento da atividade turística”, afirma.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR representou a instituição e foi um dos integrantes da mesa de abertura. Foto: André Filgueira / Sucom UFPR

Representado a UFPR, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Francisco de Assis Mendonça, participou da abertura do evento e enfatizou a importância da pesquisa referente a esta temática, tópico que foi abordado diversas vezes durante os debates. “As pesquisas no campo do turismo desenvolvidas dentro da universidade tiveram um crescimento específico, sobretudo na última década quando a equipe do curso de graduação aprimorou seus estudos e propôs a criação de um mestrado em turismo, um dos primeiros do País. A criação desse mestrado é resultado de um conjunto de pesquisas desenvolvidas nesse campo do conhecimento”, diz Mendonça que também lembrou o fato de a graduação em Turismo da UFPR ser uma das mais antigas do País e a primeira no Paraná.

Para o presidente da Fecomércio PR, Darci Piana, é essencial conhecer aquilo que os outros países e estados têm feito no setor e também mostrar a experiência local, transformando isso em números que auxiliem na tomada de decisões. “É muito bom ter a possibilidade de discutir e conversar com pessoas que militam na mesma área que nós, aqui no Paraná. É fundamental para melhorarmos e mostrar que o que estamos fazendo está dando certo”, comenta.

De acordo com o Presidente da Paraná Convention e CCVB, Adonai Arruda Filho, um dos principais objetivos da reunião é a integração com boas práticas de turismo em outros países para discutir melhorias, aperfeiçoamentos e novas tendências na área. “É importante observar de que forma podemos melhorar não só o turismo, mas tudo aquilo que ele impacta por meio de sua economia. O turismo ainda não é visto com tanta importância quanto deveria, por isso é fundamental esse envolvimento das nossas autoridades para que se sensibilizem quanto a isso”.

Durante o encontro – que ocorreu o dia todo no Plenário da Fecomércio PR – aconteceram debates, mesa-redonda e painéis que trataram de temas como a importância dos Observatórios de Turismo para o planejamento, gestão e controle de destinos inteligentes e boas práticas desses observatórios no Brasil.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...