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Encontro Nacional do PROF-FILO reúne pesquisadores de 16 instituições na UFPR

26 novembro, 2019
17:06
Por
Ensino e Educação

Solenidade de abertura com a presença do reitor Ricardo Marcelo, pesquisadores, professores e coordenadores do Mestrado Profissional (Fotos: André Filgueira – SUCOM UFPR)

Acadêmicos de 16 instituições de diferentes regiões do Brasil estão reunidos, até quinta-feira (28), para o II Encontro Nacional Prof-Filo, do mestrado profissional em Filosofia, sediado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O evento, que teve sua solenidade de abertura na manhã desta terça, no Mabu Business, reúne pesquisadores que são, também, professores do Ensino Médio, preferencialmente nas escolas da rede pública. O objetivo é proporcionar a integração entre coordenadores, docentes e discentes dos 16 núcleos do programa espalhados pelo país.

Participaram da solenidade de abertura o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; o Pró-reitor de graduação da UFPR, Eduardo Salles de Oliveira Barra; o coordenador adjunto de Programas Profissionais da área de Filosofia na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Evanildo Costeski; o vice-diretor do Setor de Ciências Humanas, Rodrigo Tavares Rodriguez e o coordenador geral do evento, Tiago Falkenbach.

O  PROF-FILO abrange 78 participantes de núcleos em instituições de todas as regiões do país, além de docentes e discentes vinculados ao núcleo da UFPR. No evento, os acadêmicos têm a oportunidade de trocarem experiências e de apresentarem seus resultados de pesquisa, como parte de programas da Capes que buscam qualificar professores da rede pública por meio de diferentes ações. A UFPR participa de outros seis programas, mas é sede do de Filosofia.

Professor Barra dá as boas vindas aos presentes. Na mesa, da esquerda para a direita: Eduardo Barra, Rodrigo Tavares Rodriguez , reitor Ricardo Marcelo Fonseca, Evanildo Costeski, Tiago Falkenbach

 

Segundo o pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Salles Barra, um dos idealizadores do núcleo, trata-se de um evento importante e de uma oportunidade de valorizar o papel da Filosofia na construção de um escola cidadã.

O professor lembra que a inserção da disciplina nos currículos escolares está relacionada ao contexto da redemocratização. “O projeto educacional brasileiro foi refeito pensando na formação do cidadão, o que culminou, em 2008, com a obrigatoriedade da inclusão da Filosofia e da Sociologia no Ensino Médio”, explica.

Para Barra, recentemente a Filosofia começou a aparecer de forma pouco respeitosa, inclusive com a proposta de revogação da lei que a tornou obrigatória nas escolas. “Apesar de tudo isso, a Filosofia se mantém com muita vitalidade nas práticas dos professores de 16 regiões, muito qualificados e motivados, querendo cumprir com a sua função”, destaca. Este cenário, para o professor, também se revela animador, pois demonstra a “vitalidade” dos acadêmicos do PROF-FILO e sua “resistência muito marcante”.

O evento conta, na sua programação, com sessões livres e coordenadas, estas agrupadas por afinidade temática nas linhas “Ensino e Filosofia” e “Práticas de Ensino de Filosofia”. 

Sobre o programa

O Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) é um programa de pós-graduação destinado a ofertar curso de mestrado a professores de filosofia do ensino médio ou fundamental, na modalidade profissional, em rede e com abrangência nacional.

O curso, com área de concentração em Ensino de Filosofia, é predominantemente presencial e confere aos estudantes concluintes o título de “Mestre em Filosofia”.

O PROF-FILO se estrutura a partir de núcleos sediados em Instituições de Ensino Superior (IES) que são responsáveis pela coordenação e execução local do curso.

O corpo docente do PROF-FILO – responsável pelas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão – é formado por docentes dos núcleos.

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