

O XIV Encontro do Grupo Tordesillas, que reúne reitores de universidades do Brasil, Espanha e Portugal, foi finalizado após Assembleia Geral, na tarde desta terça-feira (12). Após dois dias de debates sobre as interfaces na ciência, tecnologia e inovação, mais quatro instituições foram incorporadas no grupo, por unanimidade, em assembleia.
Dentre as novas integrantes do grupo está a paranaense Universidade Estadual de Maringá (UEM); a Universidade Carlos III de Madri, Espanha; e as federais de São João Del Rei (MG) e do Rio Grande (RS). O grupo agora é formado por 58 instituições, sendo 31 universidades brasileiras, 18 espanholas e nove portuguesas. Para o reitor da UEM, Júlio Santiago Prates Filho, “este é um momento de grande alegria para a comunidade acadêmica da UEM, pois fazer parte de um grupo como este contribuirá para o contínuo crescimento da nossa instituição”.
Durante a assembleia, o reitor da UFPR Zaki Akel Sobrinho, que presidiu o Grupo Tordesillas na gestão 2012/2013, transmitiu o cargo para o reitor da Universidade Nova de Lisboa, António Rendas, e para a vice-presidente Adelaide de La Calle, reitora da Universidade de Málaga.
Para Zaki Akel, 2013 foi um ano muito importante, pois presidindo o grupo, a UFPR pode ampliar parcerias na área de pesquisa aproximando assim pesquisadores dos três países. “Durante esta gestão foi possível renovar a comunicação e firmar parceria com o grupo Santander, agora buscaremos novas parcerias de financiamento e de intercâmbio cultural. Acredito que nesta gestão reenergizamos a rede para intensificar a internacionalização em prol da educação universitária nos três países”, afirma o presidente da gestão 2012/2013.


Para o novo presidente, é um grande desafio dar continuidade ao trabalho já iniciado. “Nossa primeira tarefa é dar continuidade ao trabalho que já foi feito, depois queremos refletir e propor ações voltadas à integração da língua inglesa e espanhola, e também criarmos mais programas de integração entre as universidades e empresas”, conta Rendas.
A Associação de Universidades do Grupo Montevideo, outra rede representada no encontro, mostrou interesse em estabelecer parcerias com o Grupo Tordesillas. Desta forma, durante a assembleia foi formado um grupo de trabalho que posteriormente, vai elaborar um projeto com estratégias de cooperação a serem desenhadas, visando aproximar as duas redes. Ainda, antes de finalizar a assembleia foi feita uma prestação de contas pelo secretário executivo do grupo, José Maria Marbán, e também sugerido o aumento de mobilidade cultural entre as instituições dos três países.
Durante o último dia os reitores participaram de quatro mesas-redondas sobre os colégios doutorais e fizeram avaliações de pesquisas em andamento. Foram realizadas também oficinas sobre a construção de propostas para colégios doutorais em nanotecnologia, estudos de experimentação em saúde, estudos culturais transmidiáticos e gerenciamento de sistemas costeiros. Estiveram representadas no encontro 20 universidades brasileiras, sete espanholas e seis portuguesas, totalizando 33 instituições, número considerado bem representativo pela comissão organizadora.
Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami.