

A fim de favorecer as relações com o Estado do Paraná, embaixadores da comunidade árabe foram recebidos na tarde de segunda-feira (04) pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e o vice-reitor Rogério Mulinari. Os representantes estão no Brasil para divulgar investimentos e discutir possibilidades de parceria com a UFPR em áreas como energia, business, gestão, ciências do mar e biotecnologia.
A comitiva reuniu representantes do Iraque, Kuwait, Mauritânia, Omã, Catar, Sudão e da Palestina. Durante a reunião, foram apresentadas as propostas da UFPR e as áreas fortes de pesquisa, assim como foram esclarecidas questões levantadas pelos embaixadores a respeito de diversos tópicos relacionados à possível parceria. Ramez Zaki Odeh Goussous, embaixador do Reino Hashemita da Jordânia, ressalta a importância deste intercâmbio cultural, afirmando que a institucionalização da educação deve ser prioridade em qualquer país.
Entre as medidas previstas para estimular a integração entre as duas culturas estão o oferececimento de palestras e workshops, além de mobilidade acadêmica tanto para alunos quanto para professores e da criação de um instituto árabe-brasileiro, para que exista ainda mais aproximação entre integrantes das nações.
VISITAS ESTRANGEIRAS
Esta não é a primeira vez neste ano que a UFPR discute parcerias com universidades estrangeiras ─ em março, pesquisadores da Universidade de Navarra, Espanha, vieram ao Brasil fortalecer a união entre as duas instituições. Além disso, em janeiro, pesquisadores da UFPR foram à Europa visitar diversas universidades e firmar parcerias. “Estamos num momento de internacionalização muito forte. Já firmamos parceria com vários países, e agora temos esta oportunidade com o Oriente Médio”, afirma o reitor Zaki Akel Sobrinho.
Por: Amanda Pohfal, com orientação de Ana Paula Moraes