

Nesta quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, esteve em reunião com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, acompanhado da pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Lúcia Montanhini e do coordenador do Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (Lacaut), Carlos Yamamoto.
O objetivo do encontro foi apresentar projetos estratégicos focados em desenvolvimento e inovação, em especial o projeto do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPR (Ipep). O reitor Zaki Akel contou que a reunião foi excelente e que a ministra Gleisi considerou os projetos muito importantes e estratégicos para o Paraná. A ministra intermediará as negociações com o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Petrobras.
Segundo Yamamoto, a ideia do Ipep é ser um grande centro de pesquisa interdisciplinar nas áreas de petróleo, energia e meio-ambiente. “Nesse centro, os múltiplos aspectos do mesmo problema podem agregar várias áreas permitindo explorar o tema bem a fundo”, explica o professor. Com a criação do centro de pesquisa, será possível melhorar a captação de recursos em pesquisas, ampliando também a participação de alunos da graduação e pós-graduação. Por se tratar de pesquisa aplicada, a indústria pode ter grande interesse, o que deve gerar um número altamente considerável de novas patentes, além da atualização tecnológica das normas técnicas.


Lista tríplice
No mesmo dia, Zaki Akel esteve com Amaro Lins, secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, para entregar a lista tríplice com as indicações para reitor da UFPR no período 2012-2016. O secretário parabenizou a UFPR pelo resultado e pela tranquilidade durante o processo de consulta pública. A tramitação do processo deve durar entre 30 e 45 dias até a nomeação do novo reitor.