logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Enade 2012 teve comparecimento de 80% dos quase 590 mil inscritos

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi aplicado em todo o país no dia 25 de novembro, com a participação de 469.478 de estudantes concluintes de cursos superiores de graduação ou tecnológicos. Este número corresponde a 79,9% dos 587.351 estudantes habilitados e inscritos pelas respectivas instituições de educação superior para participar da prova. No total, houve 118.056 estudantes ausentes, caracterizando, portanto, uma abstenção de 20,1%.

Em 2012, foram avaliados estudantes concluintes dos cursos de bacharelado em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo, turismo, e dos cursos superiores tecnologia em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O Enade é componente curricular obrigatório. O concluinte dos cursos avaliados em 2012 que não compareceu à prova e, portanto, não assinou a lista de presença e o cartão de resposta, sem amparo pelos critérios de dispensa previstos nas portarias normativas de números 40/2007 e 6/2012, fica em situação irregular no Enade e não poderá concluir o curso de graduação. A indicação a quem não compareceu é que solicite a dispensa do exame. É preciso abrir um processo na coordenação do curso justificando e anexando o documento comprobatório do impedimento de participação no Enade 2012. O prazo para a solicitação é até o dia 10 de janeiro de 2013. Os alunos que tiverem seu pedido deferido terão a situação regularizada no exame. Para mais informações, os universitários da UFPR devem procurar as coordenações dos cursos ou entrar em contato com a Coordenação de Políticas de Avaliação Institucional de Ensino pelo e-mail: copaie@ufpr.br.

Até 25 de dezembro de 2012, será aberto o acesso eletrônico ao relatório dos estudantes em situação regular no Enade 2012, o que permitirá às instituições registrar no histórico escolar do estudante a sua situação.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Inep/ACS-UFPR

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...