logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR testa gratuitamente pessoas da comunidade universitária com sintomas de Covid-19 no Centro Politécnico

Desde outubro de 2020, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) realiza testes para detectar o coronavírus em servidores e estudantes que apresentem sintomas compatíveis com a doença.  

A ação é realizada pelos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (Ligh) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCho), do Departamento de Genética; com a coordenação da Direção do Setor de Ciências Biológicas (SCB) e parcerias do Centro de Atenção à Saúde (Casa 3) e do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Saúde (Nepes) da UFPR. 

 

Como acessar o serviço? 

O agendamento está disponível no site https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/ 

 

Quem pode solicitar o teste 

O agendamento inicial é restrito a servidores e alunos da UFPR. Caso a pessoa teste positivo, a equipe disponibiliza exames para os familiares e coabitantes que tiveram contato com a pessoa infectada. 

 

Como terei o agendamento liberado? 

Um algoritmo leva em consideração os sintomas que o paciente apresenta, o contato com casos positivos e se pertence aos grupos de risco. Conforme o caso, o sistema indicará a necessidade de realizar o exame, além do melhor período para a coleta. 

Caso o solicitante tenha a indicação de teste por um médico, também poderá agendar o exame, com o envio do documento digitalizado. 

 

Como é feita a coleta? 

As coletas são agendadas para todas as segundas, quartas e sextas, no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, no Centro Politécnico. 

O exame realizado é do tipo RT-PCR, que detecta o material genético do vírus. O procedimento envolve a coleta de saliva (veja no vídeo). Para fazer o exame, os participantes não devem consumir alimentos ou bebidas em até 30 minutos antes da coleta, de acordo com as orientações.   

O resultado sai em 72 horas e a equipe fornece o laudo a todos os participantes. 

 

Como é feito o acompanhamento dos casos positivos? 

Além da comunicação do resultado aos pacientes, o Serviço Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde é notificado automaticamente. De forma complementar, as equipes do Casa 3 e do Nepes entram em contato com os positivados via telefone, para acompanhamento e orientações sobre medidas preventivas. 

 

Testes para a detecção de Covid-19  

Quando: segundas e quintas-feiras, com agendamento prévio  

Local: Estacionamento do Setor de Ciências Biológicas, Centro Politécnico 

Triagem e agendamento: https://www.bioinfo.ufpr.br/testecovid19/ 

 

Arte: Juliana Barbosa (Aspec/SCB/UFPR)
en_USEnglish