logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR recebe comitiva da Finlândia para discutir novos acordos

Imagem: Leonardo Bettinelli
Imagem: Leonardo Bettinelli

Na manhã desta terça-feira, dia 19, o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, recebeu uma comissão de representantes de institutos de pesquisa finlandeses para discutir a possibilidade de novos acordos bilaterais entre a Universidade e estas instituições. Também participaram o assessor de Relações Internacionais da Universidade, Carlos José de Mesquita Siqueira; o professor Francisco de Campos Carvalho, do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola da UFPR; o vice-diretor geral do Fórum Finlandês de Água, Markus Tuukkanen; o gerente de pesquisa do Instituto Ambiental da Finlândia (SYKE) e professor adjunto da Universidade de Helsinki, Timo Huttula; o diretor regional de América Latina da Agência Comercial da Finlândia (Finpro), Matti Landin; e outros membros da delegação e da UFPR.

Durante o encontro, os participantes debateram temas relativos a gestão de águas e destinação adequada de resíduos sólidos. Huttula destacou que, por a Finlândia ser um país pequeno, há um esforço coletivo para que sejam desenvolvidos “formas inteligentes de utilização de recursos”. “A inovação tecnológica é uma prioridade para o governo do país”, acrescentou Landin.

“A Finlândia é líder em educação, esta seria uma grande uma parceria”, destacou Mulinari. A UFPR já enviou sete estudantes para o país por meio do Ciência Sem Fronteiras e outros alunos participaram, previamente, de um acordo bilateral que já se encerrou. A expectativa é de que essas novas conversas criem ainda mais oportunidades de intercâmbio entre os dois países, tanto para docentes quanto para discentes.

 

en_USEnglish