logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

UFPR participa de evento com universidades sul-americanas

Oficinas têm apoio da União Europeia
A Universidade Federal do Paraná participou da 3ª Oficina do Projeto de Fortalecimento dos Escritórios de Relações Internacionais (Foris), em Maceió, Alagoas, de 31 de maio a 1º de junho. Estiveram presentes representantes da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Assessoria de Relações Internacionais (ARI) e Coordenadoria do Programa Reuni na UFPR.

O evento contou com a participação de 14 universidades sul-americanas, três do Brasil, cinco do Paraguai, três do Uruguai e três da Argentina. As duas primeiras oficinas foram realizadas em Asunción, no Paraguai, e Córdoba, na Argentina.

A oficina é um projeto financiado pela União Europeia e tem como objetivo elevar o nível de conhecimento dos responsáveis das Universidades participantes em projetos internacionais, visando o fomento, a integração e a internacionalização.

Os dirigentes presentes trocaram informações sobre a grande demanda de internacionalização dos países do Mercosul, e concluíram que os encontros são de grande importância para a integração das Instituições participantes. Através desse tipo de evento, são delineados acordos de cooperação para o desenvolvimento da Educação Superior na América Latina, como um meio de desenvolvimento econômico e social mais equilibrado e equitativo da região.

O assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira, abriu o seminário com a apresentação sobre o papel das Assessorias em projetos de relações internacionais. Contou com o auxílio do representante do Reuni, Adriano do Rosário Ribeiro, que mostrou a nova proposta da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), do Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais, sendo a internacionalização um dos norteadores da proposta.

Siqueira falou sobre o grande salto de internacionalização da UFPR a partir de 2009. Ressaltou que a UFPR é referência entre as Universidades participantes em suas ações práticas já efetivadas, como por exemplo, a formação de comissões setoriais de relações internacionais que, junto com a Assessoria, gerenciam a cooperação internacional e a alocação de recursos para a mobilidade nacional e internacional dos alunos.

A programação também contou com palestras dos professores Thomas Lagathu, Agregado Regional de Cooperação do Governo da França; Dolores Hernández, da Universidade Nacional de Córdoba e Norma Rossa, da Universidade Nacional de San Juan, ambas da Argentina.

Com informações do Reuni

en_USEnglish