logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Técnicos administrativos são convidados a participar da pesquisa sobre qualidade de vida

Assim como no ano passado, em 2012 a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas está disponibilizando em seu site www.progepe.ufpr.br, no mesmo período da Avaliação de Desempenho, ou seja, até 30 de março, uma pesquisa sobre qualidade de vida dos servidores técnicos administrativos.  O questionário, composto por 27 questões, abrange aspectos físico, psicológico, relações sociais e meio ambiente e é o mesmo adotado pela Organização Mundial da Saúde, pois é simples e tem validade internacional.

Com base nos dados apontados pelos participantes, a Coordenadoria de Atenção Integral à Saúde do Servidor (Cais) planejará, organizará e implantará o Programa de Promoção da Saúde na UFPR.  Entre os objetivos do Programa estão a prevenção e controle das principais doenças que afetam os servidores da Instituição.

Avaliação de Desempenho

Além da pesquisa sobre qualidade de vida, também estão sendo convidados a participar da Avaliação de Desempenho todos os 3.701 servidores técnico-administrativos da UFPR, mesmo os que estejam no período de férias ou licença (maternidade, estudo, interesse particular, acompanhamento de cônjuge, assistência familiar, tratamento de saúde ou qualquer outro afastamento).

A participação dos servidores neste processo de avaliação, explica a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Laryssa Martins Born, “é de suma importância, pois as opiniões manifestadas embasarão as políticas institucionais com relação às melhorias no ambiente de trabalho. Contribuirão, por exemplo, com sugestão de cursos a serem ofertados visando o melhor desempenho de suas funções”.

Mário Aguiar, chefe da Unidade de Avaliação da Progepe, esclarece que a Avaliação de Desempenho, que pode ser feita até dia 30 deste mês, traz benefícios não apenas no âmbito coletivo, mas também no individual, já que propicia ao servidor obter progressão por mérito profissional, ou seja, acréscimo de um padrão de vencimento na carreira. Ressalta também “que as progressões por mérito profissional são concedidas a cada 18 meses de efetivo desempenho, portanto, varia de servidor para servidor, de acordo com o mês em que completa o período de interstício”.

Ampla divulgação

Para que nenhum servidor deixe de usufruir desse direito, o chefe da UA solicita especial atenção das chefias imediatas. Ele sugere que seja feita uma ampla divulgação do período da Avaliação de Desempenho com a sua equipe de trabalho (principalmente os servidores do Hospital de Clínicas, que trabalham em regime de turnos).
Mario Aguiar esclarece que ao iniciar o preenchimento da Avaliação 2012 é importante que o servidor observe atentamente os dados cadastrais e, caso haja mudanças, “deverá atualizá-las, para corrigir possíveis divergências de informações, além de agilizar contatos futuros”, esclarece o dirigente.

Atualização cadastral

Para fazer as alterações, basta acessar o site http://www.progepe.ufpr.br/formularios/atualizacao_cadastral.pdf, preencher somente os dados que devem ser alterados, imprimir a ficha, assinar e anexar a ela os comprovantes das alterações realizadas (por exemplo, endereço, fone, escolaridade/diplomas, mudança de lotação e função, entre outros).
Em seguida, o técnico administrativo deve abrir processo no SIE, em sua unidade de lotação, e enviá-lo, por malote, para a URFC – Unidade de Registros Funcionais e Cadastrais (URFC)/DAP/Progepe. Mário esclarece que “a atualização da lotação será de fundamental importância para os próximos processos avaliativos”.
A Unidade de Avaliação da Progepe espera novamente atingir a participação maciça dos servidores na realização da Avaliação, assim como ocorreu no ano passado, quando 97% da categoria manifestaram suas opiniões e apresentaram sugestões acerca das questões de diagnóstico. Mais informações podem ser obtidas  através dos telefones 41 – 3360.4514 e 3360.4532, ou enviando email para ua.cdp@ufpr.br.

Por: Celsina Favorito

en_USEnglish