logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Semana de Pesquisa e Extensão vai ter a apresentação de duas mil pesquisas

4ª Siepe em 2012. Foto de Leonardo Bettinelli

Quatro grandes encontros para apresentação de perto de dois mil trabalhos científicos serão realizados na UFPR de 7 a 11 de outubro, com envolvimento de praticamente toda comunidade universitária. A 5ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão reúne o 21º Evento de Iniciação Científica (Evinci), 12º Evento de Atividades Formativas (Enaf), 6º Encontro de Iniciação Tecnológica (Einti) e 12º Encontro de Extensão e Cultura (Enec). As pesquisas foram desenvolvidas durante este ano por estudantes e professores de graduação e pós-graduação.

As atividades vão das 8 às 18 horas no Setor de Ciências Sociais Aplicadas, campus Jardim Botânico. Além das apresentações terá também oficinas, cursos, exposições e apresentações dos grupos culturais da UFPR. Além da comunidade interna, os eventos são abertos a estudantes e ainda pesquisadores de outras universidades para a troca de experiências. “Trata-se de uma festa da pesquisa, do ensino e da extensão”, disse a coordenadora de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria de Fátima Mantovani, e organizadora dos eventos.

A expectativa da PRPPG é que passem pelo Setor de Ciências Sociais Aplicadas cinco mil pessoas nos cinco dias dos eventos. A exposição mostrará painéis sobre iniciação tecnológica, cartilhas didáticas, jardins verticais, espaços didáticos na escola, modelos didáticos de biologia, entre muitos outros assuntos. A cada dia haverá trabalhos diferentes, segundo a organizadora. Entre os desempenhos artísticos estão previstas apresentações de teatro, música e circo.

Apesar das atividades iniciarem pela manhã, a solenidade de abertura está marcada para as 14h30 de segunda-feira, 7 de outubro, com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho. A programação dos eventos pode ser encontrada no site: www.siepe.ufpr.br.

en_USEnglish