logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Projeto da UFPR que divulga ciência para crianças lança segundo livro digital

O livro digital “Sólido, Líquido ou Gasoso?” é o novo lançamento do projeto de extensão Ciência & Criança, desenvolvido na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O material, lançado nesta terça-feira (26), reúne histórias, experiências, jogos e brincadeiras relacionados a situações que fazem parte do dia a dia das crianças – em linguagem para o público infantil.

A proposta da obra, como explica Tatiana Simões, professora do Departamento de Química e coordenadora do Ciência & Criança, é despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos pela ciência por meio de histórias e experimentação. 

“Pretendemos mostrar que ela não é apenas uma disciplina estudada isoladamente na escola, mas que faz parte do cotidiano, inclusive na infância. Trazemos alguns experimentos, música e brincadeiras, pois entendemos que a ciência interliga várias áreas do desenvolvimento do indivíduo”. Para a docente, a distribuição gratuita permite promover a alfabetização científica e contribui para que livros de qualidade sejam acessíveis a todos. 

“O livro traz, de uma maneira simples e lúdica, um tema importante para se trabalhar com as crianças. Além disso, faz com que adultos percam o medo de transpor o conhecimento sobre a ciência para os nossos ‘minis cientistas’”, afirma Ketlyn Wolfart Borth, aluna do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e voluntária do projeto.

O lançamento da produção, organizada pela professora da UFPR em parceria com o professor George Hideki Sakae, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila),  marca o final da programação especial do mês da Ciência e Tecnologia, celebrado em outubro. 

Ciência & Criança

O projeto de extensão conta com a colaboração de Camila Silveira da Silva, professora Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR, e de 12 estudantes de graduação e pós-graduação. Criado em 2020 durante a pandemia, tem como objetivo comunicar assuntos relacionados à ciência ao público infantil de maneira acessível e lúdica.

Entre as ações desenvolvidas, publicações de vídeos com experimentos e histórias, divulgação de materiais informativos e interação com a comunidade pelas redes sociais (Facebook e Instagram). Em junho de 2021, ocorreu o lançamento do primeiro livro digital do Ciência & Criança, intitulado “Os pequenos e incríveis blocos de montar do universo!”.

De acordo com a coordenadora, com a previsão da retomada das atividades presenciais, a equipe começará a atuar em escolas, com oficinas temáticas. Conheça o blog do projeto.

Confira cinco experimentos para fazer em casa com as crianças

Notícia relacionada:

Projeto da UFPR divulga ciência para crianças do ensino infantil e lança livro digital

 

 

Por Letícia Ribeiro

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

en_USEnglish