logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Palestra no HC destacou a evolução dos estudos de Reprodução Humana

Palestra do professor Ivo Carlos Arnt. Foto: Assessoria de Comunicação e Marketing do HC

Uma palestra realizada no HC marcou o lançamento do livro “Décadas Valiosas da Reprodução Humana”, do professor do Departamento de Tocoginecologia Carlos Arnt. A conferência, dia (05/04) destacou os progressos nos estudos de Reprodução Humana no Paraná, juntamente com a criação e melhoria dos métodos de contracepção, cujo ápice, a invenção da pílula anticoncepcional na década de 1960, proporcionou enormes mudanças socioculturais no mundo todo, sobretudo no comportamento sexual da mulher. O evento contou com a presença de médicos residentes da Maternidade do HC e  dos estudantes de Medicina da UFPR.

Palestra do professor Ivo Carlos Arnt. Foto; Assessoria de Comunicação e Makerting do HC

A obra de Ivo Carlos Arnt aborda a evolução cronológica dos estudos da saúde reprodutiva da mulher no contexto clínico e social nas décadas anteriores aos anos 60, em um paralelo com a história dos estudos de Ginecologia e Obstetrícia realizados pela UFPR no início do século XX, impulsionados por figuras importantes, como os médicos Victor Ferreira do Amaral e Nilo Cairo.

Em seguida, traça os principais aspectos atuais das transformações sexuais, reprodutivas e contraceptivas, como a invenção da pílula anticoncepcional em 1960, a sua chegada ao Brasil em 1962, os surgimentos de pesquisas sobre fisiologia sexual e tratamentos de disfunções sexuais, e o nascimento de Louise Brown, o primeiro bebê de proveta do mundo nascido na Inglaterra em 1978.

Reprodução de texto da Assessoria de Comunicação e Marketing do HC.

en_USEnglish