logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

MAE promove mesa redonda sobre experiências quilombolas na UFPR

O Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE-UFPR) promove no dia 22 de novembro a mesa redonda “Experiências Quilombolas na UFPR”. O evento acontece das 19h às 21h no auditório do MAE em Paranaguá. A mesa é faz parte da programação da UFPR em comemoração ao Mês da Consciência Negra, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura.

Organizadas pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, estão sendo realizadas várias atividades ao longo de novembro. Em Paranaguá, o MAE-UFPR promove a exposição temporária “Deuses que Dançam” e a mesa “Experiências Quilombolas”, ambas em sua Sede Histórica.

A mesa será composta por estudantes quilombolas dos cursos de Direito do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), Psicologia e Licenciatura Educação do Campo – Ciências da Natureza (UFPR Litoral), sob orientação da professora Liliana Porto do Departamento de Antropologia da UFPR. O evento refletirá sobre a presença dos quilombolas na UFPR, a relevância e desafios das políticas afirmativas, as trajetórias dos estudantes e a história dos grupos dos quais são membros.

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro em todo o Brasil. A ocasião é dedicada ao combate ao racismo. A data é reservada como homenagem a Zumbi dos Palmares, morto neste dia em 1695, considerado símbolo da resistência e luta contra a opressão aos negros, pela liberdade de culto, religião e prática da cultura afro-brasileira.

 

Mesa Redonda “Experiências Quilombolas na UFPR”

Data: 22 de novembro

Horário: das 19h às 21h

Local: Sede Histórica do MAE-UFPR – Rua XV de Novembro, 575 – Centro Histórico – Paranaguá

Para conferir a programação completa, acesse o link: http://www.proec.ufpr.br/links/gabinete/informes.html

en_USEnglish