logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Ex-ministra Nilma Lino Gomes discute políticas para a diversidade em evento na Reitoria

No próximo dia 31 de agosto, a Universidade Federal do Paraná recebe a ex-ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos Nilma Lino Gomes para uma palestra com o tema “Resistência, Luta e Políticas para a Diversidade”. O evento é promovido pela linha de pesquisa em Diversidade, Diferença e Desigualdade Social do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR.

A palestra será realizada a partir das 9h no anfiteatro 100 do edifício Dom Pedro I, campus Reitoria. Inscrições devem ser feitas clicando aqui.

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Nilma Lino Gomes concluiu o mestrado em Educação também pela UFMG e prosseguiu os estudos com um doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Entre 2004 e 2006, presidiu a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e, em seguida, mudou-se para Portugal, onde fez o pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Integrou, de 2010 a 2014, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, participando da comissão técnica nacional de diversidade para assuntos relacionados à educação dos afro-brasileiros. Em abril de 2013, foi nomeada reitora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab). Em janeiro de 2015, assumiu o cargo de ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e permaneceu no cargo até outubro do mesmo ano, quando passou a ocupar o cargo de Ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, no qual permaneceu até maio passado.

Serviço:
Palestra “Resistência, Luta e Políticas para a Diversidade”
Data: 31 de agosto
Horário: 9h
Local: Anfiteatro 100, edifício Dom Pedro I, campus Reitoria (Rua General Carneiro, 460 – Centro)
Inscrições: Clique aqui.

 

en_USEnglish