logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR recebem um dos principais prêmios do design mundial

Suporte móvel de bicicletas projetado pelos alunos de Design da UFPR. Imagem: Divulgação
Suporte móvel de bicicletas projetado pelos alunos de Design da UFPR. Imagem: Divulgação

Dois estudantes do curso de Design de Produto da UFPR foram premiados nesta semana com o iF Student Design Award, uma das maiores e mais renomadas competições internacionais para jovens designers.

“Razor” é o nome do projeto premiado, um suporte para bicicletas que, como não é fixo no chão, pode ser facilmente desmontado e transportado para diferentes eventos. O trabalho foi concebido pelos alunos Carlos Alberto de Melo Júnior e Ana Carolina Lino Buissa, do 4º ano de Design de Produto, orientados pelo professor Ken Fonseca, como parte da disciplina Projeto de Produto.

Os alunos trabalharam com o tema mobilidade sustentável, e contaram com informações do Ciclovida, projeto de extensão da UFPR.

O produto foi pensado para grandes cidades, que adotam cada vez mais o uso da bicicleta, e pode ser usado em praças, estacionamentos e eventos. Carlos Alberto explicou que um dos objetivos do projeto é passar confiabilidade e segurança ao usuário. O estudante comemorou a notícia: “É um prêmio muito conceituado no mundo inteiro, o reconhecimento é muito grande. Isso valoriza a carreira profissional no design”.

“Para nós, o reconhecimento dos alunos significa o reconhecimento da qualidade do ensino da UFPR e do Departamento de Design”, comemorou Fonseca.

O iF Student Design Award seleciona anualmente os cem conceitos mais inteligentes e inovadores do design. Estudantes e formados há menos de dois anos podem se inscrever. A concorrência é alta; neste ano, foram quase 14 mil inscrições. O prêmio é concedido pelo iF International Forum Design, que tem sede em Hannover, Alemanha.

Veja mais imagens do projeto Razor:

 

 

en_USEnglish