logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Encontro com ministra em Brasília teve energia e inovação como temas

Ministra Gleisi Hoffmann, reitor Zaki Akel Sobrinho e professor Carlos Yamamoto

Nesta quinta-feira (18), o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, esteve em reunião com a Ministra-Chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, acompanhado da pró-reitora de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan), Lúcia Montanhini e do coordenador do Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (Lacaut), Carlos Yamamoto.

O objetivo do encontro foi apresentar projetos estratégicos focados em desenvolvimento e inovação, em especial o projeto do Instituto de Pesquisa em Petróleo e Energia da UFPR (Ipep). O reitor Zaki Akel contou que a reunião foi excelente e que a ministra Gleisi considerou os projetos muito importantes e estratégicos para o Paraná. A ministra intermediará as negociações com o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Petrobras.

Segundo Yamamoto, a ideia do Ipep é ser um grande centro de pesquisa interdisciplinar nas áreas de petróleo, energia e meio-ambiente. “Nesse centro, os múltiplos aspectos do mesmo problema podem agregar várias áreas permitindo explorar o tema bem a fundo”, explica o professor. Com a criação do centro de pesquisa, será possível melhorar a captação de recursos em pesquisas, ampliando também a participação de alunos da graduação e pós-graduação. Por se tratar de pesquisa aplicada, a indústria pode ter grande interesse, o que deve gerar um número altamente considerável de novas patentes, além da atualização tecnológica das normas técnicas.

Secretário Amaro Lins e reitor Zaki Akel Sobrinho

Lista tríplice
No mesmo dia, Zaki Akel esteve com Amaro Lins, secretário da Educação Superior do Ministério da Educação, para entregar a lista tríplice com as indicações para reitor da UFPR no período 2012-2016. O secretário parabenizou a UFPR pelo resultado e pela tranquilidade durante o processo de consulta pública. A tramitação do processo deve durar entre 30 e 45 dias até a nomeação do novo reitor.

en_USEnglish