logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR publica livro que conta a história da Itaipu

Lançamento do livro "Usinas de Itaipu", novo título da Editora UFPR - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Para marcar a comemoração dos 40 anos da Usina de Itaipu, a Editora UFPR publicou o livro “Itaipu – Integração Energética entre Brasil e Paraguai”, escrito pelo engenheiro Miguel Sória. O lançamento do exemplar, que integra uma rica pesquisa e relatos históricos da hidrelétrica binacional, foi no começo da semana na sede da Itaipu em Curitiba.

A composição da cerimônia de lançamento foi formada pelo autor do livro, pelo diretor geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek e pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho. Diversas autoridades da usina e da UFPR estiveram presentes na solenidade.

A UFPR foi considerada, pelo autor do livro, parceira de primeira ordem da hidrelétrica. Segundo Sória, foi um privilégio escrever um livro e ter o selo comemorativo do centenário da Universidade mais antiga do país, ainda mais por se tratar da Instituição responsável pela concretização do modelo reduzido da Itaipu.

O reitor Zaki Akel (dir.) ao lado do autor Miguel Sória no evento de lançamento do livro - Foto: Rodrigo Juste Duarte

Para o autor do livro, o exemplar relata a história da constituição de uma empresa, com uma política não apenas de eletricidade, mas, sobretudo de humanismo. Recém-aposentado pela Itaipu, Sória, diz que a empresa, agora com 40 anos, está renovando o quadro de funcionários. O autor procurou fazer registros que sejam úteis para a população geral, mas, sobretudo para as pessoas que contribuem com seu trabalho na organização. “È uma forma de homenagear quem trabalha no grandioso projeto que é a Itaipu, e tornar público dados históricos e o conhecimento já produzido na empresa”, diz Sória.

Segundo Zaki Akel, o livro mostra a saga de sucesso, contribuição de empreendedorismo e formação social não apenas do estado do Paraná, mas de todo o Brasil. Sendo assim, a UFPR se sente honrada em poder participar deste momento. “Contar uma história tão rica, cheia de detalhes, além de complexa, de forma tão simples, concisa e didática, é louvável. Tenho certeza que este livro inspirará as novas gerações, mostrando que o trabalho conjunto progride para o sucesso”, afirmou o reitor.

O diretor geral da Itaipu diz que a empresa é um dos maiores reservatórios hidrelétricos, responsável por gerar um bem muito importante para a sociedade. Segundo Samek, a usina representa a superação das engenharias, pois funciona 24 horas por dia, e 365 dias por ano, o que garante o bom funcionamento social. “O histórico da Itaipu colocou o país na vanguarda, com uma produção de energia limpa e renovável. São 30 anos de produção de energia financiada com a própria produção, e os benefícios da usina, e o que existe de melhor nela, foram sintetizados neste livro” conta Samek.

Flaécia Gomes, com orientação de Lais Murakami

Evento de lançamento do livro "Usinas de Itaipu", na sede curitibana da Itaipu Binacional - Foto: Rodrigo Juste Duarte
en_USEnglish