logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR participa da Feira do Livro de Frankfurt

A editora selecionou dez obras para serem expostas. Imagem: ABEU

No último final de semana, de 8 a 12 de outubro, a Editora UFPR esteve presente no maior evento literário e editorial do mundo, a Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. No evento, a editora foi representada pela Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), que representa também outras instituições, como FGV, Fiocruz, Unesp, Unicamp, Edise, EDUEPB, EDUERJ, EDUFBA e EDUFF, além da SciELO Livros.

A principal característica da feira é a venda de licenças de publicação e ela atrai anualmente mais de 7 mil expositores e 280 mil visitantes. O evento é promovido pela Börsenverein des Deutschen Buchhandels (Associação do Comércio de Livro Alemão). “A feira é um grande momento de contato, de estabelecer relações visando negócios para os anos subsequentes”, explica o diretor da Editora UFPR, professor Gilberto de Castro.

A feira é focada no mercado do livro. Imagem: ABEU

Segundo ele, foram selecionados dez livros do catálogo para que fossem expostos na feira. “O nosso critério foi de escolher aqueles que pudessem ter alguma repercussão internacional, como ‘As duas Clarices’, que trata do processo de tradução da obra de Clarice Lispector, e o trilíngue ‘Estrelinhas Brasileiras (volume 2)’,  que fala sobre a música infantil brasileira”, conta.

Todos os livros expostos pela ABEU são doados ao Instituto Ibero-Americano em Berlim. e quase todo o acervo da Editora UFPR já está disponível na instituição.

Por Jéssica Maes

en_USEnglish