logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Comunicação Social consolida projetos de internacionalização na Europa

professora

O Departamento de Comunicação e os Programas de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) e Educação (PPGE) representam a UFPR no encerramento do Consórcio Euromime, na Universidade de Poitiers, na França, entre os dias 12 e 23 de setembro.

As professoras Gláucia da Silva Brito e Rosa Maria Dalla Costa participam de atividades que envolvem a apresentação de suas pesquisas no colóquio sobre Tecnologias na Educação, bancas de defesa de dissertação dos alunos do Máster Euromime, discussões sobre a continuidade do consórcio e  estarão presentes no Campus Européen d’éte sur la e-Éducation. Também participam do evento a professora Myrian Del Vecchio, pós-doutoranda na Universidade de Lyon, e Luís Otávio Dias, doutorando do PPGE.

Segundo a professora Rosa Maria Dalla Costa, atuar em  um convênio como este é um desafio muito grande, pois exige uma série de ajustes burocráticos para que os diplomas sejam reconhecidos nos países de origem dos alunos. “No caso do Euromime, durante o período do Máster, por cerca de dois anos os alunos têm aulas em Portugal, Espanha e França. Imaginem fazer o histórico escolar desses estudantes?”, afirma a professora. “O ganho cultural, científico  e acadêmico, entretanto é imensurável. Nas bancas de defesa das dissertações os alunos têm que responder às questões de professores de vários países e nas três línguas do convênio”, completa.

O convênio também possibilita a realização de pesquisas conjuntas sobre tecnologias na educação, objeto de pesquisa das duas professoras no PPGCom e PPGE. As diferentes abordagens do tema por pesquisadores latino-americanos, europeus e  asiáticos aprofundam as análises e ampliam o horizonte das investigações, além de possibilitar publicações internacionais, que contam para todos os programas envolvidos, afirmam as professoras.

Para o coordenador do Consórcio, professor e vice-diretor da Universidade de Poitiers, Jean François Cerisier, o resultado de onze anos de trabalho conjunto e das excelentes decisões tomadas neste período vão possibilitar a continuidade do projeto em outras modalidades de formação e pesquisa para todas as instituições e pesquisadores envolvidos.

Consórcio Euromime

O consórcio está ligado ao Projeto Erasmus Mundus, da União Européia, e o único na Europa cuja língua oficial não é o inglês, mas sim o francês, o espanhol e o português. Participam do consórcio outras universidades brasileiras, como a UNB, UEL e UFES, e universidades do Peru, do Chile, do México, do Canadá, entre outros países.

A UFPR participa do convênio desde 2008 e se integra a rede de pesquisadores que trabalham sobre o tema Tecnologias da Educação. Além da pesquisa, o consórcio promoveu intercâmbio de professores para estágios em Poitiers, Madrid e em Portugal. A participação da UFPR se soma ao esforço do DeCom, do PPGCom e do PPGE de consolidar a internacionalização de seus cursos através de projetos que se articulam tendo como principais atividades a pesquisa, o intercâmbio de alunos e professores e a troca de experiências acadêmicas e científicas.

professora 1

professora 2

 

en_USEnglish