logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Novas empresas juniores estarão na 12ª Feira Cursos e Profissões

A feira tem previsão de público de setenta mil pessoas em 2014. Foto: ACS da UFPR.

Duas novas empresas juniores – a Semear (do curso de Agronomia) e a Amplificar (curso de Música) – estarão presentes na 12º edição da feira “UFPR: Cursos e Profissões”. O evento começa nesta sexta-feira (dia 22) e acaba no domingo (24), no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná,  em Curitiba.

Criada em meados de 2013 e sem fins lucrativos, a Semear desenvolve projetos na área de Agronomia, conduzidos pelos alunos com a orientação dos professores. “A empresa possibilita a preparação dos futuros agrônomos e a sua interface com o mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso, João Carlos Bespalhok Filho. “Nela, os estudantes têm contato com os problemas da sua área, conhecem novas pessoas e enriquecem seu currículo”.

Amplificar

A Amplificar é uma empresa Junior dos cursos de Música da UFPR. Fundada em outubro de 2012, seu objetivo é promover iniciativas profissionais que unam  conhecimento à prática e ofereçam serviços relevantes à comunidade. A empresa desenvolve projetos em dois núcleos: de Produção Sonora e de Educação Musical.

No Núcleo de Produção Sonora, por meio de um projeto conhecido como APVPMT (Amplificar Prepara Você para o Mercado de Trabalho), os participantes têm contato com o cotidiano de profissionais da música reconhecidos em Curitiba. O núcleo também atua no projeto Café Conserto, que reúne em um mesmo espaço pessoas que precisam de pequenos reparos ou serviços e que queiram oferecê-los a outros.

Já o Núcleo de Educação Musical, por meio de uma atividade chamada de Amplificar Convida, objetiva reunir palestrantes para que possam expor conhecimentos e desenvolver diálogos dentro de uma área de conhecimento específico, seja ela técnica ou acadêmica. O evento se propõe a ser aberto à comunidade, de baixo custo e curta duração.

O acesso à Feira UFPR: Cursos e Profissões é gratuito. O evento tem previsão de público de setenta mil pessoas. O objetivo da inciativa é auxiliar os alunos nas suas escolhas profissionais, para tornar seu ingresso na Universidade mais consciente e evitar futuras evasões no período acadêmico. No ano passado, a feira recebeu cerca de sessenta mil visitantes (alunos, professores e familiares) de várias regiões do Estado.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...