logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Empresa junior da Engenharia Civil traz personalidades da área para discutir tendências e inovações

A Alcance Engenharia Junior presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, sob orientação de professores e profissionais especializados. FOTO: Guia do Estudante

A mais nova empresa junior da UFPR está completando um ano de atividades. Constituída e gerida exclusivamente por alunos do curso de Engenharia Civil, a Alcance Engenharia Junior comemorará a data com a realização de um evento voltado a discussões sobre tendências e carreira do profissional da engenharia.

A iniciativa traz ao campus Politecnico da UFPR o urbanista e ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Ele ministra palestra sobre Tendências da Engenharia Civil: inovações e tecnologias do mercado. Na mesma noite, o PhD em Recursos Hídricos, ex-ministro de Minas e Energia e professor titular da UFPR, Francisco Gomide, fala sobre o tema Carreira Profissional: como o engenheiro civil pode alcançar os maiores cargos do Brasil.

Rafael Greca é formado em Economia e Engenharia Civil – Urbanismo pela UFPR. Já foi deputado estadual e federal, prefeito, diretor-fundador da Casa da Memória de Curitiba e engenheiro do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). No Governo do Paraná, já ocupou os cargos de secretário de Planejamento e Coordenação Geral, secretário de Governo, secretário-chefe da Casa Civil, secretário da Comunicação Social, além já ter sido ministro do Esporte e Turismo.

Francisco Luiz Sibut Gomide é formado em Economia e Engenharia Civil pela UFPR. PhD em Recursos Hídricos, já foi ministro de Minas e Energia, presidente da Escelsa e Enersul, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, presidente e diretor de Administração e Finanças da Copel, diretor e presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos. Atualmente é professor de Engenharia de Recursos Hídricos da UFPR.

O evento será realizado na próxima quarta-feira (23), às 19h30, no auditório de Administração, Centro Politecnico. A entrada é gratuita e aberta à comunidade em geral. Para se inscrever, o interessado deve preencher formulário eletrônico. As vagas são limitadas.

Na ocasião, será feito ainda o lançamento da jornada de liderança Essência, promovida pelo Internatioinal Leadership Institute (ILI), com apoio da Alcance. O evento ocorre entre 29 e 31 de março e inclui cursos de treinamento com o objetivo de formar líderes universitários. As inscrições poderão ser feitas até dia 23 pela página da Alcance no Facebook.

AlcanceAlcance

A Alcance Engenharia Junior é a 25ª empresa junior da UFPR. Lançada em maio de 2015, tem o objetivo de desenvolver o perfil empreendedor e as habilidades técnicas dos alunos. Para maior interação com o mercado, presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, sob orientação de professores e profissionais especializados. Entre as atividades oferecidas, está a elaboração de projetos arquitetônicos e de engenharia, regularização de imóveis e consultorias.

De acordo com um dos membros, o estudante Alexandre Labegalini, apesar do pouco tempo de existência, a empresa já proporcionou algumas experiências importantes para o crescimento profissional e pessoal dos alunos. “Uma grande conquista que não podia deixar de ser mencionada foi um projeto realizado em parceria com a URBS [Urbanização de Curitiba S.A.]. Esse projeto nos proporcionou visibilidade e reconhecimento por parte da prefeitura de Curitiba, o que é de grande valia para a empresa e para nós estudantes”, conta.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...