ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Embaixadora da Áustria convida UFPR para assinatura do acordo que amplia vagas no Programa Ciências sem Fronteiras

embaixadora da Áustria Marianne Feldmann, em visita ao reitor em exercício da UFPR, Rogério Mulinari. Foto:Leonardo Bettinelli

A Áustria está ampliando a participação no programa Ciências sem Fronteiras (que libera bolsas de estudo para ao exterior) e quer a participação de estudantes da Universidade Federal do Paraná. Esse foi o motivo da visita que a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann fez na manhã desta segunda-feira ao reitor em exercício, Rogério Mulinari. Até agora o País integrava o programa apenas na pós-graduação e em 2013 está ampliando também para a graduação, com a oferta de 650 vagas em cinco universidades austríacas. A UFPR foi convidada para participar no próximo dia 11 de março em Brasília da assinatura do acordo com o ministério de Tecnologia da Áustria.

visita da embaixadora da Áustria,Marianne Feldmann. Fotografia de Leonardo Bettinelli

Durante o encontro na Reitoria da UFPR, foram analisadas as possibilidades do Centro de Línguas ampliar a oferta de aulas de alemão e também realizar os testes necessários para o programa de bolsas. De acordo com a embaixadora, que mora em Brasília, mas tem duas filhas estudando na UFPR( Arquitetura e Engenharia)os universitários interessados em estudar na Áustria podem ir se preparando, porque a intenção é abrir as vagas ainda para o primeiro semestre que na Europa começa em outubro. Já o segundo semestre começa em abril.

As instituições integrantes do Ciências em Fronteiras são:Universidade Tecnológica de Viena, Universidade de Salsburgo, Universidade de Graz, Universidade Tecnológica de Graz , Montanuniversitat Leoben, e ainda o AIT Austrian, Instituto de Tecnologia, que oferta vagas para pesquisadores. São universidades com grande experiência nas áreas de exploração de petróleo, geológica, nanotecnologia e construção de túneis, destacou a embaixadora, que estava acompanhada pelo Cônsul da Áustria em Curitiba Walter Jirackek.

Consul da Áustria, professora de Alemão do Celin, a embaixadora, reitor em exercício e o assessor de Relações Internacionais. Fotografia de Leonardo Bettinelli

O assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira informou que a UFPR tem perto de 500 inscrições para o programa Ciências em Fronteiras.

Para o reitor em exercício a UFPR tem grande interesse em fazer parte desta nova parceria, principalmente em áreas que os pesquisadores austríacos dominam a tecnologia.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...