A Áustria está ampliando a participação no programa Ciências sem Fronteiras (que libera bolsas de estudo para ao exterior) e quer a participação de estudantes da Universidade Federal do Paraná. Esse foi o motivo da visita que a embaixadora da Áustria no Brasil, Marianne Feldmann fez na manhã desta segunda-feira ao reitor em exercício, Rogério Mulinari. Até agora o País integrava o programa apenas na pós-graduação e em 2013 está ampliando também para a graduação, com a oferta de 650 vagas em cinco universidades austríacas. A UFPR foi convidada para participar no próximo dia 11 de março em Brasília da assinatura do acordo com o ministério de Tecnologia da Áustria.
Durante o encontro na Reitoria da UFPR, foram analisadas as possibilidades do Centro de Línguas ampliar a oferta de aulas de alemão e também realizar os testes necessários para o programa de bolsas. De acordo com a embaixadora, que mora em Brasília, mas tem duas filhas estudando na UFPR( Arquitetura e Engenharia)os universitários interessados em estudar na Áustria podem ir se preparando, porque a intenção é abrir as vagas ainda para o primeiro semestre que na Europa começa em outubro. Já o segundo semestre começa em abril.
As instituições integrantes do Ciências em Fronteiras são:Universidade Tecnológica de Viena, Universidade de Salsburgo, Universidade de Graz, Universidade Tecnológica de Graz , Montanuniversitat Leoben, e ainda o AIT Austrian, Instituto de Tecnologia, que oferta vagas para pesquisadores. São universidades com grande experiência nas áreas de exploração de petróleo, geológica, nanotecnologia e construção de túneis, destacou a embaixadora, que estava acompanhada pelo Cônsul da Áustria em Curitiba Walter Jirackek.
O assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira informou que a UFPR tem perto de 500 inscrições para o programa Ciências em Fronteiras.
Para o reitor em exercício a UFPR tem grande interesse em fazer parte desta nova parceria, principalmente em áreas que os pesquisadores austríacos dominam a tecnologia.