Embaixador do Vietnam no Brasil visita Reitoria da UFPR

30 setembro, 2014
15:52
Por
0
UFPR

Nguyen Van Kien em visita ao reitor Zaki Akel Sobrinho: primeira aproximação rumo a uma parceria entre o Vietnam e a UFPR. Foto: Marcos Solivan/ACS da UFPR.

O embaixador da República Socialista do Vietnam no Brasil, Nguyen Van Kien, fez uma visita de cortesia hoje (dia 30) ao reitor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), Zaki Akel Sobrinho. Há um ano no Brasil e pela segunda vez em Curitiba, Kien deseja iniciar um intercâmbio cultural, científico e tecnológico com a UFPR.

Kien elogiou a Universidade e o Celin (Centro de Línguas), onde suas filhas estudarão Língua Portuguesa a partir de segunda-feira (dia 6). “Nós temos interesse em fazer parcerias com universidades brasileiras e a UFPR é uma das nossas opções”, afirmou o embaixador, que está em Curitiba acompanhado de sua esposa e de suas duas filhas.

O embaixador também elogiou a capital, que considera exemplo em várias áreas (como o de transportes) e listou alguns segmentos nos quais seu país – principal parceiro comercial do Brasil na América Latina – é destaque. Entre eles, a ciência e a agricultura. O Vietnam é o segundo produtor mundial de café (atrás apenas do Brasil) e de arroz (abaixo somente da Índia) e ainda uma fonte de talentos científicos.

Nguyen Van Kien lembrou também que seu governo investiu muito em Educação após a Segunda Guerra Mundial. Hoje o país tem 402 universidades e colégios e uma população de noventa milhões de habitantes. Afirmou também que o país está se integrando ao bloco de dez países da Ásia para a formação de uma grande comunidade política, econômica e cultural, a partir de 2015.

Além de dar as boas-vindas ao grupo, Zaki Akel Sobrinho citou a diversificação das áreas de atuação da UFPR, tanto na graduação quanto na pós-graduação, e disse que a Universidade está aberta à formação de parcerias. “Nós estamos totalmente à disposição do Governo do Vietnam na realização de parcerias e intercâmbios de professores, na mobilidade de alunos e na realização de pesquisas em conjunto”, disse.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]