logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em visita ao gabinete do reitor, Cônsul da Itália no Paraná apresenta nova professora leitora de italiano

consul-italia
Visita do Cônsul Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina. Imagem: Leonardo Bettinelli

Na última quinta-feira, dia 12, o reitor da Universidade Federal do Paraná, Zaki Akel Sobrinho, recebeu em seu gabinete o  Cônsul Geral da Itália no Paraná e Santa Catarina, Enrico Mora, para uma visita cortesia e apresentação da nova professora leitora de italiano do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da UFPR, Paoletta Santoro. Também participaram da reunião outros professores, como a chefe de departamento do Delem, Liana de Camargo Leão, e a vice-diretora do Celin, Karine Marielly Rocha da Cunha, o chefe do Setor de Ciências Humanas, Eduardo Salles de Oliveira Barra, e o assessor de Relações Internacionais, Carlos Siqueira.

A professora é mais uma participante de um convênio que existe a mais de 30 anos entre a Universidade e o Ministério de Relações Exteriores da Itália. Com ele, ao invés de os estudantes terem que viajar até outro país, eles podem ter contato com um professor que tem o italiano como língua materna ainda na graduação, dentro da UFPR.

“As Humanas são um orgulho para nós e sempre demonstra vitalidade”, disse o reitor, destacando a inclusão da comunidade externa e a qualidade do ensino, pesquisa e extensão do Setor. Por meio especialmente do Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin), a área de Letras atua também na formação do corpo acadêmico da Universidade.

“A ideia dessa visita era renovar, na pessoa do reitor, o significado, o que a Universidade representa para o consulado, a embaixada, o Sistema Itália no Brasil: um ponto de referência no sul do Brasil, um ponto de referência na área da cultura, na difusão da cultura e da língua italiana, que nós estamos sempre observando com grande interesse”, afirmou Mora.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...