logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em visita à Universidade de Stuttgart, reitor da UFPR discute avanços para o MAUI

alemanha
Da direita para a esquerda: Edilson (Pró-Reitor PRPPG), Horacio (Diretor Setor de Tecnologia), Wolfram Ressel (Reitor de Stuttgart), Zaki Akel Sobrinho (Reitor da UFPR ), Profª Margarete Lass Erbe (Coordenadora do Maui UFPR), Siqueira (Relações Internacionais UFPR), Jörg Metzger e Daniela Neuffer.

O reitor Zaki Akel Sobrinho e a comitiva da UFPR visitaram nesta quarta-feira (19), o reitor da Universidade de Stuttgart (USTUTT), Wolfram Ressel. Um dos objetivos do encontro foi avançar os acordos sobre o Programa de Mestrado Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (MAUI).

O MAUI, que é uma proposta com objetivo de formação de recursos humanos de padrão internacional na área de meio ambiente para suprir a demanda do setor industrial, teve início em 2008 e é realizado pela UFPR em parceria com a Universidade de Stuttgart da Alemanha e o SENAI/PR.

whatsapp-image-2016-10-20-at-08-15-02
Reitor Zaki Akel Sobrinho entrega homenagem ao Reitor de Stuttgart, Wolfram Ressel.

O Programa de Mestrado Profissional atualmente possui quatro linhas de pesquisa na área do meio ambiente: Proteção Ambiental e Ciências Ambientais, Poluição Ambiental e Prevenção da Poluição, Água e a linha de Resíduos, Efluentes e Emissões Atmosféricas.  Contudo, em função do sucesso do MAUI, os reitores discutiram durante a reunião outras frentes de trabalho que poderão ser implantadas no projeto: Energia Fotovoltaica, Transportes e Planejamento Urbano e Espacial.

A UFPR propôs também a iniciação científica internacional, por meio da qual os alunos, ao final da graduação na UFPR e/ou na USTUTT, poderiam cursar diretamente o doutorado. Porém os detalhes acadêmicos e jurídicos desta proposta ainda precisam ser tramitados e avaliados em ambas as universidades.

Além da visita à Universidade de Stuttgart na Alemanha, Akel Sobrinho participará do I Encontro de Reitores Brasil-Itália, que acontece em Parma, Itália. O evento será no dia 25 de outubro.

Por Jéssica Tokarski

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...