logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em parceria com a UFPR, professora realiza projeto de intervenção pedagógica em colégio estadual na Lapa

Por meio de uma parceria com a Universidade Federal do Paraná, a professora Lucinéia Furtado Bastos, da rede estadual de educação, desenvolveu um projeto de intervenção pedagógica sobre consciência ambiental e reciclagem com os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio do Colégio Estadual General Carneiro, na cidade da Lapa.

O projeto “Educação Ambiental: produção coletiva de folders sobre reciclagem de resíduos sólidos na Lapa – PR” é uma iniciativa da professora de Geografia para sensibilizar os alunos e a comunidade a respeito do tema. O assunto foi trabalhado com os estudantes de diversas formas: com a aplicação de questionários a respeito dos resíduos sólidos e reciclagem; aula expositiva sobre a separação do lixo; palestra abordando o funcionamento ambiental do município da Lapa; visita ao aterro sanitário local; apresentação do conhecimento adquirido aos demais alunos do Colégio; confecção e entrega de folders no comércio local; exposição de produtos artesanais realizados com material reciclado e uma confraternização com bolos e sucos feitos a partir do reaproveitamento de alimentos.

Lucinéia desenvolveu o projeto no transcurso de sua formação continuada por meio do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), sob orientação dos professores Marco Antonio de Oliveira (in memoriam) e Lenir Maristela Silva (UFPR Setor Litoral). O PDE é um programa de formação continuada dos professores da rede estadual de ensino desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná com universidades parceiras. Desde 2007 a UFPR atua como parceira do programa, tendo participado na formação continuada de aproximadamente 1600 professores.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...