logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Em evento na UFPR, Paraná formaliza a adesão ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

Esta semana (31/03) no auditório da Reitoria da UFPR, foi realizada a assinatura e entrega do Termo de Adesão do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Com a presença da Secretária de Educação Básica do MEC, Yvelise Arco Verde, o secretário de Estado da Educação Flávio Arns, o secretário do Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, o reitor da UFPR, Zaki AkelSobrinho, a professora da UFPR coordenadora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio,Monica Ribeiro da Silva e a diretora do Setor de Educação da UFPR, Andreia Caldas.

 

 

Mesa de abertura

Este Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio  que acontece entre secretarias estaduais, universidades públicas, os professores do ensino médio e o MEC tem como objetivo fortalecer a formação continuada dos professores que atuam no ensino médio. A secretária de Educação Básica do MEC ressaltou que essa formação continuada vem para promover o aperfeiçoamento e a valorização na formação dos professores e coordenadores pedagógicos, atualizando de acordo com a realidade do Estado as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino.

A parceria entre o Ministério da Educação, o Governo do Paraná, as universidades federais e estaduais do Paraná tem a meta de combater a evasão escolar, criar novas metodologias para o ensino e formar profissionais capazes de educar este novo perfil de jovem que integra os bancos escolares. Esta ação faz parte de uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE – 2011 a 2021).

Reitor Zaki Akel Sobrinho abre o evento

No Paraná serão cerca de 35 mil professores serão beneficiados com a formação que ocorrerá nas próprias escolas. As atividades formativas ocorrem por meio da colaboração das Instituições de Ensino Superior (IES). No Paraná serão nove universidades a participar das ações do Pacto, sete estaduais e duas federais.

Podem aderir ao pacto todos os professores do Ensino Médio, que estão cadastrados no Censo Escolar 2013. A formação continuada presencial ocorrerá na unidade de ensino que o professor atua. Os docentes vão destinar seis horas semanais à formação continuada. Serão três horas de estudo coletivos e três de estudos individuais. Os professores que aderirem ao pacto receberão uma bolsa de R$ 200,00 para ajudo de custo.

No dias 14 e 15 de abril de 2014, em Curitiba, acontecerá a primeira atividade de formação convocada pela Secretaria do Estado de Educação.

EVENTO na UFPR


Matéria produzida por:  Franciane Martins, com orientação de Carlos Rocha

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...