Educador José Pacheco fala a estudantes e professores do Litoral

12 novembro, 2012
08:32
Por Gustavo Santos
0
Extensão e Cultura

Mesmo com chuva, centenas de estudantes e professores estiveram na tenda UFPR Litoral, na última sexta-feira (09/11), para ouvir José Pacheco, educador português reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na Escola da Ponte, próxima à cidade do  Porto, em Portugal. Esta é a segunda vez que Pacheco ministra palestra na UFPR Litoral, a convite da Motirõ Sociedade Cooperativa. O educador disse que quer falar de outras iniciativas, além do projeto Escola da Ponte, e que há exemplos no Brasil que devem ser ressaltados. “Entre eles o Projeto Âncora, em Cotia (SP), de uma instituição não governamental que deixou de oferecer contraturno escolar para oferecer educação regular, mas de uma forma diferente: promovendo a autonomia, e atuando junto com comunidade”, explica Pacheco. Segundo ele, para transformar a educação, os brasileiros têm que deixar de ler os teóricos clássicos e valorizar os seus pensadores, pessoas como o pedagogo Lauro de Oliveira Lima.

“O currículo escolar tem que ser construído junto com a comunidade. Aula é coisa dos séculos 18, 19. A escola no modelo atual produz desigualdade, encontramos mais de 20 milhões de analfabetos funcionais no Brasil, o que é uma vergonha, mas é o que esse modelo de educação produz”, argumentou Pacheco.

Ao falar do papel do professor e de sua formação, Pacheco ressaltou que o educador ensina o que é, partilha o que sabe, e não ensina o que diz. Segundo ele, a teoria não deve preceder a prática na formação dos educadores, eles devem ter experiências nas escolas logo no início de sua formação.

Pacheco também falou sobre temas bastante discutidos no momento: sustentabilidade, influência dos meios de comunicação na formação cultural, comunidades de aprendizagem e autonomia. “Somos autônomos quando somos responsáveis pelo que nós fazemos. Autonomia se exerce em relação com o outro, se não, é autossuficiência”, ressaltou o educador.

O vídeo da palestra ministrada em 2011, na UFPR Litoral, pode ser assistido on-line: acesse aqui (http://motiro.org/eventos/88-video-completo-da-conversa-com-o-professor-pacheco-em-2011.html)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]