

Através de uma parceria com a Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu) e a Fundação Araucária, a Editora UFPR participou da Feira do Livro de Frankfurt, o maior encontro mundial do setor editorial, que foi realizado de 9 a 13 de outubro de 2013. O diretor da editora, professor Gilberto de Castro, esteve presente. O evento atrai anualmente mais de 7.000 expositores e 280.000 visitantes. Desde 1988, sempre um país é convidado para apresentar sua literatura nacional e, neste ano, o Brasil foi o país homenageado.
“Queremos mostrar em Frankfurt como é a produção cultural no Brasil hoje, o que acontece não só na literatura, mas também no cinema, no teatro, na música”, disse Jürgen Boos, diretor da Feira de Frankfurt, durante o evento. Ele destacou também que o maior benefício para os países homenageados costuma ser um aumento significativo no volume de traduções de suas produções literárias e vê com bons olhos a promessa do governo brasileiro de aumentar, ainda este ano, de 20 para 100 as bolsas anuais de fomento à tradução da Fundação Biblioteca Nacional. “A tendência é até 2013 o número de traduções crescer muito mais.”
A participação do Brasil na Feira de Frankfurt se deu por meio dos ministérios da Cultura e Relações Exteriores, FBN, Fundação Nacional de Artes (Funarte), Câmara Brasileira do Livro, com apoio da Embratur, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Sesc São Paulo.