logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora UFPR lança três novos títulos

A Editora da UFPR publicou recentemente três novos títulos. Como o restante do catálogo, os livros podem ser adquiridos no site da editora (www.editora.ufpr.br) ou nas livrarias localizadas no campus Reitoria e no Centro Politécnico.

Confira abaixo a descrição dos lançamentos:

Cozinhando a Tradição: festa, cultura, história e turismo no litoral paranaense
Autora: Maria Henriqueta Sperandio Garcia Gimenes-Minasse

Este livro, fruto de uma tese de doutoramento em História defendida na Universidade Federal do Paraná, procura compreender a tradição do Barreado no litoral paranaense, tendo em vista a produção e a degustação da iguaria no contexto socioeconômico e cultural da região. O prato é simultaneamente apresentado como iguaria, ao ser analisado como receita; como tradição, ao serem analisadas a perpetuação de seu preparo e degustação e sua ligação com outras manifestações culturais; e como atrativo turístico, ao ser analisado como atrativo capaz de atrair inúmeros visitantes ávidos por degustar o prato e os símbolos que o cercam.

20 Anos de História da UFPR em Palotina: De Campus a Setor
Autora: Eleci Schröder Donin

Esta publicação conta a história dos 20 anos do Campus Palotina da Universidade Federal do Paraná com relatos de quem dela fez parte. Com isso, tornou-se um trabalho com caráter democrático porque além dos fatos constarem em registros como documentação oficial, foi relatado por quem participou de todo o processo de implantação e consolidação do que se transformou hoje no Setor Palotina da UFPR.

Inclusão Racial e Social: Considerações sobre a trajetória UFPR
Autora: Norma da Luz Ferrarini e Dirlene Ruppel (Orgs.)

Fruto do Seminário sobre Políticas Afirmativas no Ensino Superior: diálogo entre o Brasil e os Estados Unidos, realizado na Universidade Federal do Paraná em junho de 2010, o presente livro é oferecido ao público como uma forma de estimular o debate sobre as políticas de ações afirmativas implementadas no Brasil, em especial na Universidade Federal do Paraná, sem a pretensão de esgotar a questão. Procurando enaltecer a diversidade do diálogo, oferece uma reflexão sobre a temática das cotas raciais e sociais a partir de perspectivas variadas ? legislação, processo de implantação do sistema de cotas, assistência estudantil, perfil socioeconômico dos estudantes, configuração de identidade de estudantes cotistas ? enriquecendo o debate com depoimentos e opiniões de alunos cotistas e não cotistas, e com uma análise sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência. O intuito é estimular discussões e formas de atuação que efetivamente induzam e aprimorem os mecanismos que tratam da questão da inclusão social, nas suas variadas dimensões.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...