A Editora UFPR garantiu o terceiro lugar na categoria Ciências Humanas no 6º Prêmio ABEU 2020, com a obra ‘Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês’ das autoras: Viviane Maria Alessi e Marynelma Camargo Garanhani.
A cerimônia de divulgação dos vencedores do 6º Prêmio ABEU 2020, ocorreu na semana passada. Tradicionalmente, a entrega dos troféus ocorre presencialmente, no entanto, devido à pandemia de Covid-19, este ano o evento foi realizado virtualmente, através de uma live no canal da ABEU no YouTube.
Este ano, as editoras universitárias puderam submeter suas obras em 8 categorias, com o objetivo de incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias e fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições
De acordo com a ABEU, a premiação busca incentivar a qualificação das edições das casas editoriais universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como abarcar os variados conhecimentos técnicos e profissionais envolvidos na cadeira produtiva do livro.
Sobre a obra
“Bakhtin, Wallon e as linguagens dos bebês” é um estudo ousado e inédito sobre a linguagem dos bebês, tema que pouco ou quase nada foi pesquisado. Como as crianças expressam suas ideias, desejos e sentimentos quando ainda não desenvolveram a oralidade? De que forma os gestos se configuram como elemento comunicativo que é compreendido na interlocução adulto-bebê? E como essa comunicação assegura um processo dialógico na instituição educativa? São alguns questionamentos apresentados para dialogarmos sobre as linguagens dos bebês.