logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Editora da UFPR e Casa Latino-Americana lançam coleção bilíngue sobre temas da América Latina

13411727_1026240207457887_1093734516305155501_o
Foto: Casa Latino-Americana – Casla

A Editora da UFPR e a Casa Latino-Americana (Casla) lançaram nesta quinta-feira (16) a coleção bilíngue Semeando novos rumos – Sembrando nuevos senderos, durante a abertura do Seminário Internacional Territórios, Conflitos Socioambientais, Segurança e Soberania Alimentar na América Latina, evento internacional que vai até o dia 18. O lançamento aconteceu no campus Reitoria, na sala Homero de Barros.

Cerca de cem autores de todo o continente farão colaborações para os livros – que totalizarão dez títulos, seis deles lançados nesta manhã. O coordenador acadêmico da Rede Casla-Cepial e professor da UFPR, Dimas Floriani, disse que esse é um projeto coletivo que busca “dialogar entre diversos atores acadêmicos, pesquisadores, professores, atores não governamentais, representantes de movimentos sociais e estatais”.

O vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, ressaltou a importância do trabalho do grupo: “O importante é o quanto transformamos a sociedade que nos acolhe e nos demanda, as nossas comunidades que, apesar dos avanços recentes em qualidade de vida, ainda há muito o que avançar”, afirmou.

A presidente da Casla, Gladys Renée de Souza Sanchez, contou que a organização começou 32 anos atrás trabalhando com migrantes e exilados políticos. “E estamos trabalhando outra vez com migrantes e com exilados políticos. Continuamos nosso trabalho pela integração, porque sabemos que os problemas dos povos latino-americanos são similares”, destacou.

Também participaram da cerimônia de abertura e lançamento a diretora da Editora da UFPR, Suzete de Paula Bornatto, e a coordenadora de extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Iara Thielen.

A programação do Seminário conta com mesas de debates com alguns dos autores dos livros, um workshop, diálogo entre diversos autores, e reúne pesquisadores, representantes de organizações sociais e comunitárias de populações tradicionais e do Ministério Público. Grupos de trabalhos acadêmicos serão constituídos para discutir os temas abordados pelas obras lançadas.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...