

O novo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, tem à frente alguns desafios, a começar pelo controle e melhor aproveitamento da enorme expansão das áreas de pesquisa e pós-graduação nos últimos anos. “Foi um ‘crescimento chinês'”, exemplifica. Os cursos de mestrado na UFPR aumentaram de 50 para 71 nos últimos quatro anos, enquanto os de doutorado passaram de 32 para 44. Para se ter uma ideia, a previsão é que a partir de 2015 o número de doutores formados na UFPR dobre durante o ano, passando dos atuais 200 para 400.
“Queremos manter os laços com esses egressos, a exemplo do que é feito em algumas universidades”, observa Silveira. A intenção é manter nas secretarias de pós-graduação e na PRPPG bancos de dados dos mestres e doutores, ao lado de oportunidades de pós-doutoramento, oferecendo auxílio nos projetos e documentação necessária para obtenção das vagas. Ao mesmo tempo, concentrar informações sobre concursos nos quais esses profissionais possam se candidatar.
Um grande projeto em andamento é a construção de condomínios de laboratórios. Dois estão já orçados e em processo de licitação, ambos localizados no Centro Politécnico. O primeiro é o Centro de Desenvolvimento e Inovação em materiais, coordenado pelo programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais. Ali estarão vários laboratórios ligados aos departamentos de Física, Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia Ambiental. O segundo reunirá as áreas de Meio Ambiente, Modelagem e Computação Científica. “Esses centros temáticos vão reunir no mesmo ambiente vários expertizes. Com isso, os problemas serão tratados de forma mais abrangente e integrada”, observa o pró-reitor. A previsão é iniciar as obras ainda este ano.
Outra meta é aumentar as parcerias através da Assessoria de Relações Internacionais, para que haja um incremento de convênios com universidades de fora do país e de intercâmbio de pós-graduandos.
HISTÓRICO
Nascido em Dracena, interior do Estado de São Paulo, Edilson Sérgio Silveira formou-se em Física no ano de 1990 pela Universidade Estadual de Campinas. Também na Unicamp, fez Mestrado em Física em 1993. Cinco anos depois, na Alemanha, fez Doutorado em Física pela Technische Universitat Munchen. E no ano seguinte, 1999, ingressou na UFPR como professor. Silveira detém dois pós-doutorados, um na USP e outro em Washington (EUA), no U.S. Naval Research Laboratory.
A partir de 2004, o professor teve vários cargos relacionados à pró-reitoria que agora assume. De 2004 a 2006, foi vice-coordenador do curso de pós-graduação em Física; de 2006 a 2008 foi coordenador do curso; e em 2009 assumiu a coordenação da pós-graduação da PRPPG, inicialmente na área Stricto Sensu e a partir do final de 2011, acumulando também os cursos de Lato Sensu.
Com colaboração de Lucas de França.