Sarah Lima Paralovo, aluna do último ano de Engenharia Ambiental da UFPR, conquistou o 1º lugar no Prêmio IEL de Estágio 2013, categoria empresa de grande porte. Além do certificado, a estudante recebeu R$2 mil, dinheiro esse que segundo Sarah, “ficará na poupança”. A aluna foi orientada pelo professor Ricardo Godoi, do Departamento de Engenharia Ambiental, e há seis meses estagia na área de qualidade e gestão da Brose do Brasil. Sarah destaca que a oportunidade de frequentar a UFPR e estagiar nesta empresa automotiva foi fundamental para conquistar a premiação. “Isto mostra que estamos no caminho certo”, comemora a estudante.
Outra aluna da UFPR que também se destacou no Prêmio IEL de Estágio 2013 foi Gabriela Cardoso Machado, estudante do bacharelado em Educação Física. Ela conquistou o 2º lugar na categoria empresa de pequeno porte, apresentando as experiências que desenvolve na Escola de Natação Amaral. Gabriela conta que adota a forma lúdica como ferramenta de aprendizagem, porque atende em seu estágio crianças de três meses a quatro anos. “Os pequenos aprendem a nadar, brincando”, garante a estudante, que também é bolsista do Programa PET/Educação Física e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em lazer, espaço e cidade (Geplec), desenvolvido junto a comunidade da Vila Audi-União.
Segundo a professora Simone Rechia, que orienta Gabriela Machado no estágio da Amaral e no Geplec, o empenho e aplicação da estudante foram reconhecidos com essa premiação, que tem como objetivo identificar as empresas que oferecem as melhores práticas de estágio desenvolvidas no Paraná, de forma que desenvolva, aperfeiçoe o estagiário e, ao mesmo tempo, contribua nas áreas de empreendedorismo e inovação. Simone Rechia destacou o acolhimento e a oferta de condições ideais para que a aluna da UFPR colocasse em prática os conhecimentos teóricos, já que o proprietário da Amaral é professor aposentado da UFPR, na disciplina de Natação.
Na solenidade de premiação, realizada dia 12 deste mês, no Campus da Indústria, Jardim Botânico/Curitiba, os estagiários de diversas instituições de ensino do Paraná e do próprio IEL, conheceram o resultado da pesquisa “O que um estágio precisa ter para ser a sua cara” e assistiram a palestra “Gerações”.
Celsina Favorito