logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutorandos da Biológicas apresentam hoje 51 projetos de pesquisa

Evento dos doutorandos da Biologia Celular e Molecular 2012

A UFPR reúne hoje, sexta-feira (13), cerca de 250 pesquisadores, docentes, alunos de graduação e pós-graduação de diversas Instituições de ensino do Paraná e de outros estados brasileiros ─ no evento anual do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. O encontro, realizado no Setor de Ciências Biológicas, foi aberto com a palestra “Microambiente tumoral como alvo para terapia experimental: desafios e oportunidades”, proferida por Roger Chammas, coordenador da Pós-Graduação em Oncologia da USP e editor seccional do Brazilian Journal of Medicaland Biological Research.

Roger Chammas, professor de oncologia da USP. Foto: Divulgação

Na parte da tarde, das 14 às 18 horas, docentes convidados avaliarão 51 trabalhos científicos produzidos pelos doutorandos do Programa. Os projetos serão apresentados sob a forma de pôster, no saguão do Departamento de Patologia, campus Politécnico.

Conceito 5 na Capes

O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPR recebeu conceito 5 nas três últimas avaliações da Capes. Esta foi a primeira pós-graduação implantada na UFPR, em 1979, com o Mestrado em Morfologia. Nesses 34 anos de funcionamento passou por diversas estruturações e, atualmente, além da área de concentração em Biologia Celular e Molecular, também oferta a de Fisiologia. Até dezembro de 2012, foram produzidas 264 dissertações de mestrado e defendidas 60 teses de doutorado.

Segundo os professores Edvaldo da Silva Trindade e Marco Antonio Randi, coordenador e vice-coordenador do Programa, respectivamente, “nosso objetivo maior é fazer com que seja uma referência no sul do País, pois é amplo, multidisciplinar e de qualidade”.

O Programa disponibiliza à comunidade uma ampla gama de linhas de pesquisa: Biologia Molecular de Patógenos; Cronobiologia; Fisiologia Celular em Processos Biológicos, Fisiologia das Células Excitáveis; Fisiologia Endócrina e do Metabolismo; Fisiologia Renal e da Osmorregulação; Reprodução e Biologia do Desenvolvimento e Toxicologia Celular e Ambiental.

Celsina Favorito

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...