Auxiliar os estudantes a dominar o gênero científico para desenvolver a escrita e a leitura acadêmica é o objetivo da oficina de escrita científica “Meu texto, minha vida: enfrentando o medo da escrita acadêmica” que será promovida a partir do dia 18 de outubro, no Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A oficina contemplará seis encontros sob coordenação de Wallisten Passos Garcia, doutorando em Educação. Serão disponibilizadas 15 vagas, as quais poderão ser preenchidas por estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFPR.
Segundo Garcia, a proposta é possibilitar que o estudante encontre o seu lugar autoral no texto científico. “Que ele possa se perceber como alguém que pode se posicionar de modo ativo, oralmente e por meio da escrita. Ele também precisa entender quais são as regras e os usos do gênero científico para poder dominá-lo de forma mais criativa”.
As oficinas fazem parte do projeto de doutorado do estudante e possuem uma metodologia desenvolvida pela professora Miriam Pan, coordenadora do projeto de pesquisa-intervenção “PermaneSendo”.
“Trabalhamos com diferentes recursos nas oficinas. O foco é a escrita acadêmica, mas buscamos resgatar a relação com a leitura e a escrita durante toda a vida do estudante. Para tanto, trabalhamos também por meio das histórias de vida e narrativas dos participantes. A ideia é tomarmos consciência do nosso lugar de escritor na universidade e, com isso, diminuirmos nossas dificuldades”, explica Garcia.


Oficinas de Escrita “Meu texto, minha vida”
Data: a partir do dia 18/ de outubro – seis encontros todas às quintas-feiras
Horário: das 15h às 17h
Local: ASPEC – Setor de Ciências Biológicas (terceiro piso, ao lado da Fisioterapia)
Inscrições e informações: meutextominhavida@yahoo.com.br