Doutorando em Educação promove oficina para desenvolvimento do texto científico

08 outubro, 2018
09:11
Por
0
Extensão e Cultura

Auxiliar os estudantes a dominar o gênero científico para desenvolver a escrita e a leitura acadêmica é o objetivo da oficina de escrita científica “Meu texto, minha vida: enfrentando o medo da escrita acadêmica” que será promovida a partir do dia 18 de outubro, no Setor de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A oficina contemplará seis encontros sob coordenação de Wallisten Passos Garcia, doutorando em Educação. Serão disponibilizadas 15 vagas, as quais poderão ser preenchidas por estudantes de graduação e pós-graduação de qualquer curso da UFPR.

Segundo Garcia, a proposta é possibilitar que o estudante encontre o seu lugar autoral no texto científico. “Que ele possa se perceber como alguém que pode se posicionar de modo ativo, oralmente e por meio da escrita. Ele também precisa entender quais são as regras e os usos do gênero científico para poder dominá-lo de forma mais criativa”.

As oficinas fazem parte do projeto de doutorado do estudante e possuem uma metodologia desenvolvida pela professora Miriam Pan, coordenadora do projeto de pesquisa-intervenção “PermaneSendo”.

“Trabalhamos com diferentes recursos nas oficinas. O foco é a escrita acadêmica, mas buscamos resgatar a relação com a leitura e a escrita durante toda a vida do estudante. Para tanto, trabalhamos também por meio das histórias de vida e narrativas dos participantes. A ideia é tomarmos consciência do nosso lugar de escritor na universidade e, com isso, diminuirmos nossas dificuldades”, explica Garcia.

Foto: Samira Chami Neves

Oficinas de Escrita “Meu texto, minha vida”

Data: a partir do dia 18/ de outubro – seis encontros todas às quintas-feiras

Horário: das 15h às 17h

Local: ASPEC – Setor de Ciências Biológicas (terceiro piso, ao lado da Fisioterapia)

Inscrições e informações: meutextominhavida@yahoo.com.br

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]