Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 

09 agosto, 2023
10:35
Por Jéssica Tokarski
0
Agrárias

Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi homenageada na Câmara Municipal de Curitiba por idealizar dois programas durante sua pós-graduação: o “Lar Adotivo” e o “Passeio para a Adoção”. 

Através da implantação desses programas em abrigos de animais, pessoas podem levar os cães para dormir em suas casas ou para passeios em espaços públicos. Os cães são treinados com protocolos desenvolvidos por Lu Baldan e utilizam um colete com os dizeres “Me Adote”, o que desperta o interesse de outras pessoas e aumenta as chances de adoção. 

Da esquerda para direita: Andressa Passenko, Lu Baldan e Tico Kuzma. Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

A homenagem de “Votos de Congratulações e Aplausos” foi proposta pelo vereador Tico Kuzma e aceita pela Câmara e pelos demais vereadores da cidade. “Entregamos votos de louvor à médica veterinária Ana Lúcia Baldan, pela implantação desses dois programas, em nome da Câmara, da cidade de Curitiba e dos nossos animais”, frisou Kuzma durante a Sessão Ordinária. 

De acordo com a bióloga da Rede de Proteção Animal de Curitiba, Andressa Passenko, a maioria dos cães dos abrigos mantidos pela prefeitura que foram treinados já foi adotada. “As pessoas saem passear em parques, shoppings e a gente tem um retorno maravilhoso desse processo”, avalia. 

Lu Baldan diz que fica feliz por ajudar todos esses cãezinhos que esperam um lar pra chamar de seu. “Estamos conseguindo fazer com que eles possam sair do abrigo e, saindo do abrigo, eles têm grandes chances de serem adotados”. 

No plenário, a doutoranda levou a cachorrinha Priscila, que participou do treinamento e está disponível para adoção. Somente cães que passam pelos treinamentos, como a Priscila, estão aptos a participarem dos programas. Confira os detalhes desse projeto na matéria.  

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]