logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Doutor “honoris causa” pela UFPR, Paolo Grossi presidirá Corte Constitucional Italiana

Rossi, à direita, com Zaki (centro) e Fonseca: "doutor honoris causa" da UFPR em 2011. Imagem: Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.
Rossi, à direita, com Zaki (centro) e Fonseca: “doutor honoris causa” da UFPR em 2011. Imagem: Setor de Ciências Jurídicas da UFPR.

O professor emérito da Università degli Studi di Firenze, Paolo Grossi, é o novo presidente da Corte Constitucional Italiana. Doutor “honoris causa” pela UFPR em 2011, Grossi foi eleito ontem. Ele vai ocupar o cargo mais importante da magistratura da Itália – equivalente à Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

À imprensa italiana, o professor emérito declarou que a Suprema Corte “não é um órgão político, mas sim de defesa de garantias”. E assegurou ainda que, sob sua presidência, haverá um esforço para que “os direitos sejam estendidos” a todos os cidadãos.

Paolo Grossi ensinou por mais de 40 anos e se destacou como fundador de uma das escolas de história do Direito mais importantes da Europa. Ele recebeu o título de doutor “honoris causa” pela UFPR em 2011, por proposição do Setor de Ciências Jurídicas e deliberação unânime do Conselho Universitário.

Dupla importância

Para o Diretor do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, professor Ricardo Marcelo Fonseca, o fato de Grossi ocupar o cargo é duplamente importante para a Universidade Federal do Paraná.

“Em primeiro lugar, porque é sintomático alguém ocupar uma  posição de tal relevância em função do prestígio que acumulou como acadêmico reconhecido. Em segundo lugar, por ser, com muito orgulho para nós, um integrante do grêmio de doutores da UFPR”, avaliou Fonseca.

Aurélio Munhoz

 

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...