Distribuição de sanduíches em frente aos restaurantes universitários

11 abril, 2014
12:39
Por
0
UFPR
A Pró-reitoria de Administração (PRA) da UFPR, responsável pelo funcionamento e manutenção do Restaurantes Universitários (R.U.),

Pró-reitoria distribui sanduíches em frente ao Restaurante Universitário

colocou a disposição, em caráter emergencial, veículos e postos volante para distribuição de sanduíches no horário do almoço e jantar, nesta sexta-feira, 11/04. A ação de solidariedade teve início ao meio-dia e acontece no pátio da Reitoria, no R.U. do Centro Politécnico, no Botânico e nas Agrárias, locais de maior concentração de estudantes, técnicos administrativos e professores, e ainda nas principais casas de estudante da cidade.

Esta ação da PRA tem o objetivo de auxílio aqueles que utilizam regularmente os Restaurantes Universitários para sua alimentação, em especial os que dependem, por fragilidade econômica, destas unidades para terem uma alimentação diária e saudável. A UFPR tem mais de 4 mil alunos cadastrados em vulnerabilidade socioeconômica, que recebem bolsa permanência ou auxílio alimentação.
Segundo o Pró-reitor da Administração, Álvaro Pereira de Souza, espera-se com esta ação amenizar, diminuir (e não dirimir ou solucionar por completo) o prejuízo financeiro daqueles que tem seu orçamento comprometido pelo fechamento temporário dos restaurantes universitários.
A distribuição dos “sanduíches solidários”, de caráter emergencial, está prevista para acontecer 2 vezes ao dia (almoço e jantar). Em fim, a reitoria lamentou que a assembleia do Sinditest, em primeiro de abril, tenha mais uma vez negado o pedido da UFPR, em prol de alunos em fragilidade econômica, professores e técnicos administrativos e destaca que continuará persistindo no propósito de garantir as necessidades de alimentação de nossa comunidade, até que a intransigência do Sinditest seja vencida pelo bom senso e que seja restabelecida a rotina alimentar, item de saúde fundamental.
Entenda o caso
Com o início da greve dos servidores técnicos administrativos da UFPR, em 20 de março, a comissão de representantes do Sindicato impediu o funcionamento dos restaurantes universitários, mesmo que somente os trabalhadores terceirizados atuassem, sem prejuízo a mobilização e ao movimento grevista, mas com atenção aos mais frágeis economicamente.
Em nota oficial, a UFPR, comunicou que entrou em contato com o Comando de Greve do Sinditest, no dia 28/03, propondo a reabertura dos restaurantes das Agrárias, do Botânico e do Centro Politécnico, respeitando a utilização da unidade do R.U. Central pelo Comando de Greve.
A UFPR ressalta que o funcionamento dos R.Us., de domingo a domingo, servindo café da manhã, almoço e jantar, é a garantia de uma necessidade fundamental e básica para a saúde humana e que deve ser preservada, mesmo que em caráter de excepcionalidade.
Leia a nota da UFPR na íntegra (02/04/2014)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]