logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Donizeti Giusti e Pedro Faggion são reconduzidos à direção das Ciências da Terra

Galeria em homenagem à história do Setor abriu cerimônia posse - FOTO: Ana Assunção

A comunidade acadêmica do Setor de Ciências da Terra da UFPR reconduziu os professores Donizeti Antonio Giusti e Pedro Luis Faggion – respectivamente diretor e vice-diretor da unidade – a mais quatro anos de mandato. A posse ocorreu na tarde desta quinta-feira (20), no prédio Professor João José Bigarella, Centro Politécnico. A cerimônia contou com a participação do reitor Zaki Akel e do vice-reitor Rogério Mulinari.

Em sua fala, Faggion relembrou as conquistas vivenciadas pelo Setor durante os 16 anos do Ciências da Terra. “Quando foi criado, o Setor tinha apenas um técnico administrativo; hoje são dez. Novos cursos, pós-graduações pleiteando as mais altas notas na CAPES. Antes da construção do prédio onde estamos, dividíamos um espaço de 200m² para todas as atividades; hoje temos novos laboratórios, salas de aula, equipamentos. Temos muito a agradecer a essa comunidade por chegarmos juntos até aqui”, disse o vice-diretor.

Para o diretor, Donizeti Giusti, diálogo e parcerias são fundamentais para conquistas - FOTO: Ana Assunção

Para o diretor Giusti, a responsabilidade agora é “fazer mais e melhor”. Ele ressaltou a importância da gestão compartilhada e do diálogo para a continuidade dos trabalhos. “Precisamos continuar essa construção juntos. Ampliar a pós-graduação, obter mais recursos para as atividades de campo, agilizar processos, criar novos espaços, pensarmos em novos cursos. Temos capacidade para muito mais”, avaliou o diretor.

Segundo o reitor, além de ser capaz, o Setor possui um histórico que permite planos maiores. “Investimos em um projeto que defendemos e acreditamos. Vemos com bastante otimismo novos cursos e novas conquistas. Com os planos de logística e meio ambiente que estão sendo conduzidos pelo Paraná, esse Setor se torna ainda mais fundamental. Vamos avançar e com o mesmo padrão de excelência acadêmica”, afirmou.

“Uma universidade nunca está verdadeiramente pronta. Caso contrário, está acabada. Temos muito pela frente. Como bons engenheiros que são, vamos juntos planejar, trabalhar e mudar a vida de nossa sociedade”, convidou o vice-reitor.

História

Durante a cerimônia, também foi inaugurada a Galeria dos Pioneiros e Ex-Diretores do Setor de Ciências da Terra. A iniciativa tem como objetivo resgatar a história da unidade e homenagear os gestores que conduziram tantas conquistas. Como pioneiros, estão sendo lembrados os professores João José Bigarella e Camil Gemael – ambos renomados pesquisadores na área – e o importante geólogo e primeiro reitor eleito pela comunidade universitária da UFPR, Riad Salamuni.

O vice-diretor reeleito, Pedro Faggion, assina termo de posse para mais quatro anos de gestão - FOTO: Ana Assunção

Os ex-diretores que tiveram seus retratos afixados nas paredes do prédio Professor João José Bigarella são os ex-diretores André Virmond Lima Bittencourt (gestão 1998/2002); Sílvio Rogério Correia de Freitas (gestão 2002/2006); e Chisato Oka Fiori (gestão 2006/2010). Chisato representou os gestores e disse ter “honra e orgulho de ver sua foto entre as pessoas que iniciaram a história do Setor na Universidade”. Para o filho do ex-reitor Salamuni, o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Salamuni, as pessoas ali homenageadas, “além de grandes profissionais, foram e são grandes humanistas, viveram a vida intensamente e em benefício do próximo”. “Cabe a nós agora mantermos essa chama acesa. Cultura, conhecimento e humanismo nunca morrem”.

O Setor

Criado em 17 de setembro de 1998, o Setor de Ciências da Terra é constituído pelos Departamentos de Geomática, Geografia, Geologia e pelo Centro de Estudos do Mar, os quais ofertam, respectivamente, disciplinas para os cursos de graduação em Engenharia Cartográfica, Geografia (Licenciatura e Bacharelado), Geologia, Oceanografia e Tecnológo em Aquicultura.

Além disso, são sete cursos de pós-graduação (mestrado e doutorado em Ciências Geodésicas, mestrado e doutorado em Geologia, mestrado e doutorado em Geografia, mestrado em Oceanografia), e cursos de especialização em Análise Ambiental e Geotecnologias.

Confira aqui as fotos do evento.

Por Jaqueline Carrara

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...