logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Diretor da Divisão Médica do HC, Edison Novak, recebe Menção Honrosa na Assembleia

O diretor da Divisão Médica do Hospital de Clinicas, Edison Novak, foi um dos profissionais que receberam ontem na Assembleia Legislativa uma Menção Honrosa “por reconhecimento à sua competência e dedicação à saúde”. O título foi proposto pelo deputado estadual Ney Leprevost, que presidiu a sessão, como parte das comemorações pelo Dia do Médico (em 18 de outubro). O reitor em exercício da UFPR, Rogério Andrade Mulinari, participou da solenidade.

Ex-presidente da Associação de Amigos do HC e líder da Frente Estadual da Saúde e Cidadania da Assembleia, Leprevost disse que a homenagem é um reconhecimento “à conduta profissional marcada pela ética, humanismo, solidariedade, competência, dedicação e conhecimento científico” de todos os profissionais, incluindo muitos que não exercem mais a atividade.

Novak (à. dir, com Leprevost: reconhecimento.  Imagem: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legslativa.
Novak (à. dir, com Leprevost): reconhecimento por dedicação à saúde pública. Imagem: Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa.

“Vocês são, para a Medicina do Paraná, campeões de competência e amor ao próximo. Os médicos não desistem. Levantam e lutam. Por isso, merecem respeito”, disse. O deputado defendeu a aprovação, pelo Congresso Nacional, do plano de carreira dos médicos e da Emenda 29 (que destina 10% da arrecadação líquida da União à Saúde) e também criticou a crise do setor. “É hora de a classe médica, da sociedade civil organizada dos homens públicos de boa vontade e do povo se unirem para cobrar de quem administra o País uma saúde pública digna”, propôs.

Agradecimento

A médica radiologista pediátrica Dolores Bustelo discursou em nome de todos os homenageados e agradeceu ao deputado pela honraria. “O deputado Ney Leprevost é um verdadeiro amigo e parceiro da saúde. Ele elaborou uma série de projetos para proporcionar à população paranaense acesso a diversos exames e tratamentos como: o Teste do Coraçãozinho; a Lei da Mamografia; O Estatuto Estadual dos Direitos do Feto e das Gestantes; foi o idealizador da linha Inter-Hospitais e de diversos outros projetos importantes. Obrigado pelo seu fundamental apoio à saúde”, disse.

Leprevost, Mulinari e Dolores compuseram a mesa diretora da sessão ao lado de Vinicius Filipak (representante do secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo Neto); Luiz Ernesto Pujol (presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná); Jurandir Marcondes Ribas Filho (vice-presidente da Associação Médica Brasileira – Região Centro-Sul); Bruno Maurizio Grillo (presidente da Academia Paranaense de Medicina); e Nerlan Tadeu Gonçalves Carvalho (vice-presidente da Associação Médica do Paraná).

 

Por Aurélio Munhoz, com Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...