Direito dá início à semana de recepção aos calouros, presente em diversos cursos da UFPR

19 fevereiro, 2018
13:16
Por Lais Murakami
0
Ensino e Educação

Nesta segunda-feira (19) começam as aulas para a maioria dos cursos da Universidade Federal do Paraná e, até o dia 23 de fevereiro, uma programação diversificada compõe a semana de recepção aos calouros. No período da manhã desta segunda, houve recepção para os calouros de Direito no Salão Nobre do Prédio Histórico. O reitor, Ricardo Marcelo Fonseca deu as boas-vindas a todos os novos alunos da universidade.

A Semana do Calouro no curso de Direito foi organizada pelo Centro Acadêmico Hugo Simas (CAHS) e aborda a temática dos 30 anos da Constituição Federal da República. O debate acerca da carta magna e de sua força normativa e do respeito às perspectivas e desafios em virtude da atual crise político-jurídica do país vai permear a programação da semana (confira a programação).

Foto: Marcos Solivan

A coordenadora de eventos do CAHS, Caroline Paglia Nadal, destaca que as atividades envolvem dez painéis, 33 palestrantes de todo o Brasil e tem mais de 520 inscritos. “Os painéis estão relacionados à Constituição e às reformas que estão acontecendo no país: trabalhista, previdenciária, administrativa, tributária e eleitoral”.

As atividades acontecem todos os dias durante a semana das 8 às 22 horas. Na terça-feira (20), está previsto o tradicional painel de carreiras, que busca apresentar aos calouros as carreiras jurídicas. Estarão presentes delegados, procuradores, desembargadores, advogados, entre outros profissionais que vão auxiliar os ingressos a começarem a pensar sobre qual carreira querem seguir.

“Essa é a semana em que o sonho desses novos alunos está se concretizando, por isso é importante que eles tenham um primeiro contato grandioso com a universidade. Tem que ser uma semana boa, de felicidade e repleta de atividades interessantes”, comenta Caroline. A abertura do evento ofereceu uma aula magna intitulada “Os 30 anos da Constituição: legado, conquistas e desafios”, ministrada pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Cristiano Otávio Paixão Araújo Pinto.

Aula Magna ministrada pelo professor da UnB Cristiano Paixão . Foto: Marcos Solivan

Na solenidade de abertura, a diretora do setor de Ciências Jurídicas, Vera Karam de Chueiri, lembrou que a faculdade de Direito proporciona acolhimento incondicional aos que chegam. “O curso os recebe nesse prédio com muita hospitalidade. A faculdade é o lugar onde vocês forjarão sua identidade pessoal e profissional, por isso tomará conta de vocês o sentimento de pertencimento a esta casa”.

Ao dar as boas-vindas aos calouros, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a tradição da UFPR. “Tradição às vezes pode pesar nos ombros, mas em nosso caso demarca uma diferença fundamental. A idade de 105 anos da universidade é uma marca que todos devem guardar no peito com muito orgulho”. Ele também reforçou o compromisso da instituição. “Temos compromisso com a sociedade e com a formação profissional de nossos estudantes. As pesquisas e trabalhos aqui desenvolvidos não servem apenas ao mercado, temos o compromisso de formar cidadãos”, disse.

Foto: Marcos Solivan

A recepção aos calouros abre o ano letivo de 2018 e é organizada por Diretórios, Centros Acadêmicos e pelos cursos. A programação prossegue ao longo de toda a semana, em todos os campi da UFPR. As atividades são variadas: palestras, visitas, trilhas, plantio de mudas, doação de sangue e outras atividades solidárias, como revitalização de escolas e visitas a instituições assistenciais.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]