ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Psicologia divulga pesquisa sobre adoção tardia

No último sábado (25) foi comemorado o Dia Nacional da Adoção. Sobre este tema, pesquisadores do Departamento de Psicologia da UFPR estão divulgando um estudo realizado em Curitiba sobre adoção tardia. Foram ouvidos 50 pais que adotaram crianças de dois a 17 anos. A maior parte disse que os laços afetivos foram imediatos e que os adotados já passaram a chamá-los de pai e mãe.

Os pais também responderam perguntas sobre questões escolares, porque em pesquisas anteriores havia evidências que filhos adotivos são mais vulneráveis às situações de discriminação e constrangimentos. Alguns pais mencionaram que os filhos são tratados de forma diferenciada, mas neste estudo 32% dos pais afirmaram que há uma igualdade de tratamento. Do total, 48% dos adotados têm a cor parda ou mulata.

Para as pesquisadoras Lídia Weber e Cristina Pereira, a pesquisa mostrou dados positivos sobre à adoção tardia e indicam que a maior parte dos pais apresenta flexibilidade em relação à criança adotada. O estudo não observou relação importante entre a idade da adoção e comportamentos com problema e nem sobre a história anterior à adoção. Segundo as pesquisadoras “calma, paciência e firmeza são as qualidades necessárias para a reconstrução da história de vida.”

Os problemas verificados foram relacionados com o ambiente externo, como discriminação e tratamento diferenciado na escola. Outra constatação foi a reclamação a respeito do tempo em que os adotados ficam com o sobrenome da família biológica, considerado muito longo.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...