logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Departamento de Engenharia Mecânica lança curso de pós-graduação voltado para indústria 4.0

 

O Departamento de Engenharia Mecânica da UFPR está lançando o curso de pós-graduação lato-sensu “Indústria 4.0”. Este é um novo  conceito de indústria  que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, como controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.

O curso  é dirigido a  profissionais de nível superior com graduação em engenharia, tecnologia, arquitetura, física, química e áreas afins.

Serão 420 horas/aula: 360 horas destinadas às disciplinas e 60 reservadas para o Trabalho de Conclusão do Curso. O TCC será diferenciado e vai envolver uma  empresa real (que pode ser a empresa onde o estudante atua ou  outra). O principal objetivo  é praticar os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa de Pós-Graduação num caso real. A metodologia utilizada para desenvolvimento das atividades é baseada na colaboração e adaptada de acordo com o propósito do tema selecionado.

Um dos diferenciais da pós-graduação é que o curso contará com um “Conselho de Notáveis”, do qual participam, entre outros, o vice-presidente mundial da Volvo e o vice-presidente mundial da Aker, empresa norueguesa líder em equipamentos para exploração de petróleo e gás. Mensalmente, eles vão interagir com os alunos por meio de video-conferência, falando diretamente de Charleston (Estados Unidos), onde fica a sede da Volvo Americas, e de Londres (Inglaterra), onde fica a central de operações globais da Aker. Os “conselheiros notáveis” vão trazer informações sobre as mudanças tecnológicas, transformações coorporativas e tendências globais.

A seleção dos alunos será feita por meio de entrevista presencial, agendada previamente. Os candidatos podem entrar em contato com a coordenação para agendar uma reunião individual e consultiva. Assim o interessado poderá conhecer previamente o funcionamento da pós-graduação e avaliar com profundidade a participação.

A aula inaugural acontece no dia 2 de setembro e as  inscrições podem ser feitas até 15 de setembro . As aulas serão ministradas quinzenalmente, sempre aos sábados, no Centro Politécnico da UFPR.  O curso tem o custo de R$ 11.865,00, divididos em 24 parcelas de R$ 494,00. Não é cobrada taxa de inscrição.

Mais informações sobre o corpo docente, disciplinas  e horário das aulas no endereço eletrônico

http://www.demec.ufpr.br/portal/pos-graduacao/especializacao/engenharia-industrial-4-0/

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...