Demonstrações práticas dos cursos fazem sucesso na Feira de Profissões da UFPR

03 junho, 2023
08:00
Por Bruna Soares
0
Destaque Ensino e Educação

Como forma de apresentar os cursos de graduação e um pouco da sua prática, os alunos do ensino médio que visitaram a Feira de Profissões tiveram a oportunidade de participar de experimentos direcionados pelos alunos da graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Este ano os  alunos do curso de Física trouxeram uma novidade para a Feira de Profissões. O  professor Celso de Araújo Duarte, do departamento de Física, comenta um pouco sobre essa novidade. “Bom, para este ano a novidade é aqueles UFPR Óptica Students Chetter, que é um projeto recentemente criado por iniciativa de estudantes do departamento de física, estudante da graduação e tem a supervisão de um professor, então isso é um projeto novo”, disse o professor. 

Foto: Leonardo Bettinelli

Para Laura Bergold, aluna de Enfermagem da UFPR, a ação cumpre, também, o papel de apresentar, na prática, o que é desenvolvido dentro da universidade. “ A enfermagem é um curso que tem várias áreas, então a gente pensou em mostrar um pouquinho de cada coisa que a gente faz. A gente pensou principalmente na parte mais prática pra mostrar na feira porque acho que é mais atrativo pra quem tá no ensino médio também, pra quem vai tá pensando no que que o enfermeiro faz, o que que é legal.  A gente trouxe os procedimentos de primeiros socorros que tem bastante gente que entra na Enfermagem porque quer essa área de urgência e emergência que é bem emocionante, então trouxemos um projeto pra ensinar a fazer a massagem cardíaca, a ressuscitação quando tem uma parada cardiorrespiratória”, pontuou Laura. 

Ana Pilato, aluna do Colégio Estadual do Paraná, teve a oportunidade de participar da atividade de Enfermagem. “ Eu gostei muito da experiência prática de enfermagem, isso com certeza eu vou carregar pra toda a minha vida. Eu não decidi ainda qual curso eu vou me inscrever, mas eu pretendo algum na área de saúde mesmo e na UFPR”, comentou Ana. 

Procedimentos de primeiros socorros simulado pelos alunos de Enfermagem da UFPR. Foto: Leonardo Bettinelli

Os acadêmicos e professores da universidade estão disponíveis para tirar dúvidas sobre os cursos, período de formação, atividades e mercado de trabalho.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]