logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

“Delírios Biomédicos”: projeto de extensão divulga conhecimento científico em podcast

Promover o conhecimento científico de uma forma leve e descontraída. Esse é o objetivo do podcast “Delírios Biomédicos”, um projeto de extensão com alunos do curso de Biomedicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a orientação do professor Bruno Jacson Martynhak, do Departamento de Fisiologia. 

Os programas abordam temas relevantes de forma simplificada, com a presença de especialistas. Até o momento, já foram veiculados quatro episódios. O primeiro deles fez uma apresentação da equipe. O segundo foi sobre sonhos lúcidos, em que o professor Fernando Louzada e a fotógrafa Larissa Wolf explicam como controlar e lembrar os sonhos da noite anterior. O terceiro explorou aspectos do movimento anti-vacina, com a professora Lucy Ono. No último, os estudantes entrevistaram o coordenador do projeto, para explicar a importância da extensão universitária. 

Origens 

A ideia do podcast surgiu em 2019, após os discentes perceberem que as conversas do horário de almoço sobre assuntos científicos poderiam se tornar um veículo contra a desinformação: 

“A gente se perguntava ‘Por que será que as pessoas acham que isso acontece dessa forma?’  A gente começou a gravar essas conversas, ouvia e era descontraído, engraçado. Depois, surgiu a ideia de tornar uma coisa mais palpável”, conta Jessica Boschini, uma das criadoras do podcast. 

Em 2021, durante a disciplina de Ações Extensionistas, o grupo percebeu que poderia institucionalizar o projeto. “A proposta da disciplina é fazermos uma ação dentro da universidade. Então, unimos o útil ao agradável na forma do podcast”, cita a estudante Adrieli Teles. 

Interação 

A construção de cada episódio acontece com o público. O grupo disponibiliza um formulário e o WhatsApp (41) 99849-3763 para que os ouvintes indiquem temas para discussão. Dessa forma, os estudantes pretendem manter vivo o princípio extensionista do diálogo com a comunidade.  

Até agora, os episódios já tiveram mais de 1100 reproduções no Spotify e no YouTube. “Achávamos que ia ser algo nichado, porque só tínhamos divulgação em postagens nos nossos perfis nas redes sociais. Mas tivemos muitos acessos, inclusive de outros países, como Portugal e Guatemala”, explica o acadêmico Marcos dos Santos Junior. 

O aluno ressalta a importância de propagar o conteúdo científico nos tempos atuais: “Nosso coordenador falou no último episódio que a divulgação do conhecimento serve como uma vacina para o negacionismo. Basicamente essa frase resume o projeto”, manifesta Marcos. 

 

Podcast “Delírios Biomédicos” 

Episódios mensais disponíveis no Youtube e no Spotify 

Contato para sugestões de pauta pelo formulário, pelo Instagram @deliriosbiomedicos e pelo WhatsApp (41) 99849-3763 

 Por Jully Ana Mendes, sob orientação de João Cubas (Aspec/SCB/UFPR) 

 

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...