logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Delegação do Condado de Franklin, EUA, visita Curitiba e reforça parcerias com UFPR

Delegação do Condado de Franklin, Ohio (EUA), se reuniu nesta segunda-feira (22) com representantes da Prefeitura de Curitiba e da UFPR. Franklin tem como principal cidade Columbus, cidade-irmã de Curitiba desde setembro de 2014. Foto: Jaelson Lucas/SMCS
Delegação do Condado de Franklin, Ohio (EUA), se reuniu nesta segunda-feira (22) com representantes da Prefeitura de Curitiba e da UFPR. Franklin tem como principal cidade Columbus, cidade-irmã de Curitiba desde setembro de 2014. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

A UFPR participou nesta segunda-feira de um evento da Prefeitura de Curitiba que recebeu uma delegação do Condado de Franklin, Estados Unidos, que tem como principal cidade Columbus, capital do estado Ohio. A cidade abriga um dos maiores centros universitários dos Estados Unidos, a Ohio State University, com a qual a UFPR mantém parceria há mais de 30 anos.

Os objetivos da missão são promover o intercâmbio de startups curitibanas e de Columbus; fechar parcerias na área de design entre a Columbus College of Art & Design e a Otterbein University com instituições curitibanas; trazer artistas de Columbus para participar da Bienal Internacional 2015 em Curitiba; realizar o intercâmbio de maratonistas curitibanos e americanos.

O evento desta manhã aconteceu no Salão Brasil da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, e palestras do secretário municipal de Planejamento e Administração, Fábio Scatolin, sobre o projeto Smart City de Curitiba, e da presidente da Agência Curitiba, Gina Paladino, sobre a economia e oportunidades de negócios na capital paranaense.

Representando a UFPR no evento, o professor do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola Luiz Lucchesi fez uma apresentação resgatando o histórico da parceria entre Paraná e Ohio, enfatizando a relação entre a UFPR e a Ohio State University, que cresceu muito nos últimos dois anos. Essa parceria tem propiciado o intercâmbio de alunos e professores de várias áreas, principalmente das ciências agrárias.

“Nossa idéia é promover a ampliação deste programa entre estas duas centenárias e abrangentes universidades para além da academia envolvendo mais o governo, o terceiro setor, e, principalmente, o setor empresarial de ambos estados, países e cidades”, afirmou Lucchesi.

Nesta terça-feira (23), o diretor da School of Design Arts, da Columbus College of Art and Design, visitará o Departamento de Design da UFPR para um encontro com pesquisadores do Núcleo de Design e Sustentabilidade da Universidade.

Os representantes de Franklin também puderam conferir neste domingo (21) o clássico jogo de futebol entre Atlético Paranaense e Coritiba. O diretor do time de futebol profissional de Columbus visitará também as instalações dos dois times e do Trieste Futebol Clube.

Com informações Agência de Notícias da Prefeitura de Curitiba

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...