logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Cursos de pós-graduação em Botânica, História, Engenharia Ambiental e Ciência Política selecionam candidatos

Os cursos de pós-graduação em Botânica, História, Engenharia Ambiental e Ciência Política da UFPR estão selecionando candidatos para os próximos semestres. São três processos seletivos diferentes, com vagas para mestrado e doutorado. Saiba mais sobre cada um deles:

Botânica

Está aberto o edital para seleção do Programa Pós-Graduação em Botânica (PPGBot) da UFPR, com inscrições até o dia 28 de julho. São oferecidas 18 vagas para o nível de mestrado e as inscrições são realizadas através do portal do programa, clicando aqui. Antes da inscrição, o candidato deverá entrar em contato com o professor orientador desejado (www.ppgbotanica.ufpr.br) para elaborar o plano de projeto. As provas acontecerão no dia 3 de agosto e os estudantes deverão ingressar no programa no segundo semestre deste ano. Mais informações estão disponíveis no edital que rege o processo seletivo.

História

Com as linhas de pesquisa Arte, Memória e Narrativa; Cultura e Poder; Espaço e Sociabilidades; e Intersubjetividade e Pluralidade, o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da UFPR está oferecendo até 70 vagas para mestrado e doutorado para o ano letivo de 2017. De acordo com o edital que rege o processo seletivo, as inscrições vão até o dia 29 de julho e no dia 10 de agosto serão anunciadas aquelas que forem deferidas. As inscrições serão feitas exclusivamente através da Internet, na página www.poshistoria.ufpr.br, onde também estão disponíveis mais informações sobre o processo.

Engenharia Ambiental

As inscrições para o processo seletivo o doutorado em Engenharia Ambiental são feitas online e vão até 31 de julho. Podem se candidatar às seis vagas portadores de diplomas de nível de mestrado obtidos em instituições nacionais ou estrangeiras de ensino superior. Embora não haja limitações formais sobre a área de formação dos candidatos, deve-se atentar não somente para o conteúdo da prova escrita de seleção, como também para o projeto pedagógico do programa. O edital que rege o processo seletivo e mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental (PPGEA) estão disponíveis na página www.ppgea.ufpr.br.

Ciência Política

As inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFPR também são realizadas totalmente online, por meio do SIGA (o Sistema de Gestão da Pós-Graduação da UFPR). As linhas de pesquisa dos cursos de mestrado e doutorado são Comportamento, Representação e Comunicação Política; Elites Políticas; e Instituições Políticas e Processos Decisórios. O período de inscrições vai de 19 de setembro a 23 de outubro. Os editais que regem ambos os processos seletivos podem ser consultados no site do programa, clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ppgcpufpr@gmail.com ou pelo telefone (41) 3360-5233.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...